Julie Jenkins Fancelli, uma das herdeiras da rede de supermercado Publix Super Market doou cerca de $ 300 mil dos $ 500 mil arrecadados por Trump para financiar a manifestação que precedeu a invasão ao Capitólio no início deste mês por seus apoiadores. As informações são do Wall Street Journal.
Segundo reportou o WSJ, Fancelli, filha do fundador do Publix, George Jenkins, já teria repassado mais de $ 980 mil para a campanha de Trump em 2020 e para o partido Republicano.
Pelo Twitter, o Publix postou uma declaração dizendo: “A sra. Fancelli não é funcionária da Publix Super Markets, não está envolvida em nossas operações comerciais, nem representa a empresa de forma alguma. Não podemos comentar sobre as ações da sra. Fancelli.”
Mas milhares de usuários do Twitter consideraram a declaração vazia e subiram as hashtags #Publix e #BOYCOTTPUBLIX, que chegaram aos trend topics neste final de semana.
A doação do dinheiro, segundo a reportagem, foi articulada pelo apresentador de extrema direita Alex Jones que também teria doado, pessoalmente, $ 50 mil em troca de um espaço para falar no comício.
Durante o rali, Trump disse à multidão: “Vamos descer … até o Capitólio e torcer por nossos bravos senadores, congressistas e mulheres”.
Ao final do discurso do ex-presidente, milhares caminharam para o Capitólio, onde manifestantes invadiram o plenário em que parlamentares se reuniam para confirmar a vitória da chapa Biden-Harris nas eleições.
Até o momento, o FBI efetuou138 prisões em conexão com o ataque. Cinco pessoas, incluindo um policial, foram mortas.
Logo após o evento, a Câmara dos Deputados abriu um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump por “incitar a insurreição”. O processo foi aprovado com o voto favorável de alguns deputados Republicanos e aguarda o julgamento do Senado.