Publicação é lição de vida da pequena Kat para a família de velejadores que a acolheu com muito carinho
Ana Paula Franco
O lançamento foi na Britto Central Art Galery, na Lincoln Road, e reuniu amigos e familiares da família. O livro retrata a trajetória da pequena Kat que morreu em 2006 vitima do vírus HIV e que viveu 11 anos com a família Schurmann. O livro escrito pela matriarca da família de velejadores, famosa por suas andanças pelo mundo a bordo de um veleiro, conta a história real da pequena Katherine que a família adotou quando ela tinha três anos. A menina era filha de uma brasileira e um neozelandês. A mãe contraiu Aids durante transfusão de sangue e sem saber passou a doença para o marido e para a filha.
“Demorei seis anos para escrever esse livro, foi um processo muito dificil para mim. A leitura dos diários de Kat, as fotos, as lembranças tornaram o processo doloroso, mas o resultado esta aí: um livro para divulgar a história de Kat que trouxe muitos ensinamentos para nós”, afirma Heloisa Schurmann durante coquetel de lançamento.
Heloisa relata que uma das principais mensagens trazidas no livro, que já foi lançado no Brasil e será levado a 16 cidades nos próximos meses, é o combate ao preconceito. A família jamais revelou que a pequena Kat tinha o vírus HIV para preservar a criança. “Nós queríamos que ela tivesse uma vida normal, como as outras crianças e isso não era possível se revelássemos sua real condição. As pessoas não podem mais ter preconceito, isso precisa acabar.”
Fotos: Dennis Mitchell e Paula de Barros
Rose Anne Leitão, David Schurmann, Heloisa e Vilfredo Schurmann, Ariel Yaari e Peter Schurmann
A autora e seus amigos Cristiane e Gustavo Loreto
Esterliz Nunes e Ana Paula Franco com a escritora
David Schurmann, Natalia Vidal e Eloisa Lopez
Lançamento foi sucesso de público
Casal Schurmann Andrea Viana e Rosalia Galdi Beth Mangabeira e Heloisa
Ariel Yaari e Rose Anne Leitão Heloisa e Fabiano Silva
Paulo e Cristiane Ferreira Livro conta a história da pequena Kat