Com a aproximação do Halloween, muitos planejam fantasias e decorações inteligentes para entrar no clima assustador da época. Embora crianças e adultos aproveitem a oportunidade de se fantasiar e se divertir, é importante lembrar que os animais de estimação nem sempre gostam de toda essa agitação.
Barulhos altos, fantasias estranhas, multidões barulhentas e visitantes inesperados podem ser estressantes para cães e gatos. Entretanto, há algumas coisas que os donos de animais de estimação podem fazer para tornar esse feriado igualmente agradável para todos.
Para garantir que o dia 31 de outubro seja livre de sustos, confira as dicas a seguir da Best Friends Animal Society, uma organização nacional líder em bem-estar animal que trabalha para acabar com o abate de cães e gatos nos abrigos dos EUA até 2025:
Evite o caos na porta
Tome um cuidado especial ao abrir a porta para as pessoas que gostam de doces ou travessuras, certificando-se de que os cães e gatos não escapem. Considere colocar os animais de estimação que se estressam facilmente em um cômodo silencioso, longe do barulho e da atividade na porta da frente.
Dica de profissional: certifique-se de que os animais de estimação estejam microchipados, usem coleiras e tenham etiquetas de identificação atualizadas para facilitar um rápido reencontro, caso um deles escape durante o feriado.
Doces que são uma armadilha
Por mais deliciosos que sejam, os doces podem ser perigosos e até mortais para cães e gatos, especialmente se contiverem chocolate, sultanas ou xilitol (um adoçante artificial comum). Certifique-se de manter os doces fora do alcance dos animais de estimação para evitar acidentes e visitas indesejadas ao veterinário.
Dica profissional: os animais de estimação não precisam perder toda a diversão! Experimente guloseimas com temas sazonais que contenham ingredientes aprovados para animais de estimação, como abóbora ou batata.
Mantenha a fofura com cuidado
Para aqueles que decidirem vestir seu cão ou gato, é importante garantir que a fantasia sirva confortavelmente, não bloqueie a visão, não restrinja a respiração e não tenha peças que possam ser facilmente mastigadas ou causar asfixia.
Dica profissional: lembre-se de que os animais de estimação que não estão acostumados com fantasias podem facilmente ficar assustados ou estressados quando são fantasiados. Em vez disso, experimente algo festivo, mas familiar, como um chapéu adorável ou uma bandana para combinar com a ocasião.
Procurando um presente especial neste Halloween? Considere adotar um animal de estimação de um abrigo ou grupo de resgate local. De acordo com dados da Best Friends, aproximadamente 7 milhões de pessoas planejam ter um animal de estimação até 2024 e, se apenas 6% a mais de pessoas optassem por adotar em vez de comprar seus animais de estimação de criadores ou lojas, poderíamos acabar com o abate de cães e gatos nos abrigos do país. Ao optar pela adoção, todos podem ajudar os animais de estimação a encontrar os lares amorosos que merecem, e não há nada de assustador nisso!
Para encontrar um abrigo local ou uma instituição de resgate perto de você, acesse saveapet.org.
Sobre a Best Friends Animal Society
A Best Friends Animal Society é a principal organização de bem-estar animal que trabalha para acabar com a prática da eutanásia em cães e gatos nos abrigos dos EUA até 2025. Fundada em 1984, a Best Friends é pioneira no movimento “no-kill” e ajudou a reduzir o número de animais submetidos à eutanásia em abrigos de aproximadamente 17 milhões por ano para 415 mil. A Best Friends administra programas que salvam vidas em todo o país e tem o maior santuário do país. Trabalhando em conjunto com uma rede de cerca de 4,800 parceiros dedicados a promover o bem-estar animal, a Best Friends está trabalhando para salvar todos os animais de estimação, Save Them All®. Para obter mais informações, acesse SaveAPet.org.