O último jogo do Palmeiras no Allianz Parque em 2022 já virou um clássico instantâneo. A noite da quarta-feira, 9 de novembro, marcou a vitória de virada por 2 a 1 sobre o América-MG, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, a consagração do hendecacampeão com a tão esperada taça e a emocionante despedida de Gustavo Scarpa da torcida que o acolheu nos últimos cinco anos, desde sua chegada em 2018. Em campo, os campeões corresponderam à expectativa: o Coelho até saiu na frente, num golaço de falta de Benítez, mas Scarpa, o craque da noite, e Murilo definiram a vitória palmeirense, mais uma entre as 23 que o Verdão tem em sua coleção na campanha irretocável. Noite de taça, festa e despedida. Ao América, ainda resta a esperança de uma vaga na Libertadores.
O melhor jogador em campo não poderia ter sido outro: na noite de despedida do Allianz Parque e prestes a se transferir para o Nottingham Forest, da Inglaterra, o meia Gustavo Scarpa fez de tudo para deixar seu gol e conseguiu, em cobrança de pênalti. Também exigiu defesas de Matheus Cavichioli, acertou uma cobrança de falta na trave e se emocionou ao ser substituído por Atuesta. O craque do jogo (e do Brasileirão) vai deixar saudades!
Inter no céu Tricolor no inferno
O Internacional mostrou sua força novamente, venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite da terça-feira (8), fora de casa, na abertura da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e ficou a um ponto de confirmar o vice-campeonato nacional. A equipe de Mano Menezes aproveitou suas chances, fez o gol da vitória com Maurício, no primeiro tempo, e deixou ainda mais conturbado o momento do Tricolor, que saiu vaiado do Morumbi e se vê cada vez mais longe de uma vaga na Libertadores do ano que vem. Já o Colorado, de bela campanha sob comando de Mano Menezes, deve mesmo ficar com a segunda colocação.
O Inter vai aos 70 pontos, abrindo seis de vantagem para Fluminense e Corinthians, e garante o vice se nenhum dos dois vencer na rodada ou se apenas empatar com o Palmeiras, na última rodada. Já o São Paulo fica com 51, não tem mais chances de ir à fase de grupos da Libertadores e pode se classificar, no máximo, para a fase prévia da competição continental, dependendo de uma série de resultados.
No encontro dos artilheiros, deu Germán Cano
Na despedida da torcida no último jogo da temporada no Maracanã, o Fluminense sofreu, mas fez o dever de casa: o Tricolor só conseguiu furar a retranca do Goiás no segundo tempo, mas quando abriu a porteira fez 3 a 0 e a festa dos mais de 35 mil presentes no estádio na noite da quarta-feira (9), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os cariocas ainda estão na briga pelo vice-campeonato.
Com a vitória, o Fluminense chega a 67 pontos e se mantém em terceiro lugar e na briga pelo vice-campeonato (precisará vencer o Bragantino no Nabi Abi Chedid e torcer para o Inter perder para o Palmeiras no Beira-Rio). Já o Goiás, mesmo perdendo, segue em 13º na tabela com 46 pontos e garantiu matematicamente a classificação para a Sul-Americana com o empate do Coritiba.
Ele não para! Germán Cano bateu mais uma marca no futebol brasileiro. Ao estufar a rede diante na vitóira por 3 a 0 sobre o Goiás no Maracanã, o argentino chegou a 43 gols e igualou um recorde de Neymar e Gabigol como os maiores artilheiros por temporada no Brasil.
Coxa e Timão ficam no empate no Estádio Couto Pereira
Coritiba e Corinthians empataram por 2 a 2 na noite da quarta-feira (9), no Couto Pereira, em jogo repleto de acontecimentos: teve golaço, polêmica, expulsões. Mas o resultado atrapalhou a busca dos dois clubes por seus objetivos finais no Campeonato Brasileiro. O Timão não tem mais como alcançar o Inter na vice-liderança, e o Coxa se complicou na busca por vaga na Sul-Americana. Alef Manga fez os dois gols do Coritiba – um deles um golaço. Du Queiroz e Yuri Alberto marcaram para o Corinthians.
Com o empate, o Corinthians foi para 65 pontos, ainda na quarta colocação, e agora sem chances de alcançar o Inter, segundo colocado, com 70. O Coritiba é o 15°, com 42, e vai à última rodada com chances de buscar vaga na Sul-Americana.
As duas equipes se despedem do Brasileirão no próximo domingo (13). O Corinthians recebe o Atlético-MG na Neo Química Arena, e o Coritiba visita o Cuiabá na Arena Pantanal.
No jogo dos contrastes, não houve vencedor
Sem mais pretensões no campeonato, Flamengo e Juventude proporcionaram uma partida animada no empate em 2 a 2 dentro do Alfredo Jaconi. Paulo Henrique e Jadson marcaram para os mandantes, Matheuzinho e Werton empataram.
O Flamengo abriu o placar em menos de um minuto de jogo, mas não traduziu a vantagem em domínio imediatamente. Aos poucos os cariocas começaram a controlar a posse de bola e levar mais perigo. No pior momento na partida, o Juventude encontrou um contra-ataque para empatar com Paulo Henrique. Minutos depois, nova jogada do lateral e cruzamento para Jadson virar o jogo.
O segundo tempo teve menos emoções. Tirando a bola no travessão de de Chico Kim, poucas foram as chances. Mas nos acréscimos brilhou a estrela de Werton que marcou o primeiro gol como profissional e decretou o 2 a 2.
O Flamengo vai a 62 pontos com o empate, ocupando a quinta colocação da Série A. Graças ao empate do Corinthians nesta quarta com o Coritiba, os cariocas seguem com chances de entrar no G-4. Precisam vencer o Avaí na última rodada e torcer por derrota do Timão. O já rebaixado Juventude segue disparado na lanterna com 22 pontos, dez a menos que o 19º colocado.
Mesmo com o Brasileirão ainda e andamento, a cabeça do Flamengo está mesmo em festejar as conquistas da temporada 2022. A diretoria alinhou com a prefeitura do Rio de Janeiro um desfile com trio elétrico no centro da cidade para mostrar as taças da Copa do Brasil e da Libertadores aos torcedores no domingo de manhã.
Fortaleza aplica maior goleada do Brasileirão
O Fortaleza goleou o Bragantino por 6 a 0, na noite da quarta-feira (9), na Arena Castelão, pela 37ª rodada da Série A do Brasileiro. Os gols foram marcados por Zé Welison, Hércules, Romero (duas vezes), Pedro Rocha e Galhardo. O Fortaleza soma 52 pontos (é 8º), na zona da Pré-Libertadores, e o Bragantino tem 44 pontos (14º), na zona da Sul-Americana.
O Fortaleza encara o Santos no domingo (13), na Vila Belmiro, na última rodada. O Bragantino, que faz campanha decepcionante, enfrenta o Fluminense no mesmo dia, ao lado da torcida.
Dragão deve soltar fogo na Série B
O Atlético-GO saiu na frente, mas levou o empate do Athletico e está virtualmente rebaixado no Campeonato Brasileiro após o 1 a 1 no Antônio Accioly, na quarta-feira (9). Shaylon marcou para o Dragão, e David Terans empatou para o Furacão, ambos na segunda etapa. Com a igualdade, o Atlético-GO precisa vencer na última rodada, tirar um saldo de nove gols e secar o Cuiabá. Já o Athletico segue no G-6 e depende apenas de si para garantir vaga na Libertadores 2023.
O Atlético-GO visita o América-MG, que luta por Libertadores, no domingo, no Independência. O Athletico recebe o Botafogo, em confronto pela Liberta, no mesmo dia, na Arena da Baixada. As partidas são válidas pela última rodada da Série A.
Ceará dá adeus à Série A em Florianópolis
Na última partida do Avaí no Estádio da Ressacada, o Leão da Ilha conseguiu afastar a sequência de nove jogos sem vitórias, na quarta-feira (9). Natanael abriu o placar e deu a assistência para o gol de Sarará. O resultado rebaixou matematicamente o Ceará para a segunda divisão.
Rebaixados, o Ceará se mantém em 18° colocado da Série A com 34 pontos. O Avaí vem logo atrás, agora com 32 pontos.
Na última partida do Brasileirão, o Avaí enfrenta o Flamengo no sábado, no Maracanã. Já o Ceará recebe o Juventude no domingo, em local ainda não definido, já que o time não vai poder usar o Castelão.
A penúltima rodada do Brasileirão foi completada na quinta-feira (10), com as partidas Botafogo x Santos e Atlético-MG x Cuiabá.0
Vasco da Gama e Bahia voltam à Série A do Brasileirão em 2023
As torcidas de Vasco e Bahia comemoram em todo o Brasil. O cruzmaltino passou dois anos de sofrimento na Série B, mas os torcedores vascaínos respiram aliviados com o retorno à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Em jogo com duas expulsões (uma para cada lado), Thiago Rodrigues virou herói, Nenê marcou de pênalti, e os cariocas venceram o duelo direto com o Ituano por 1 a 0 na noite do domingo (6), no estádio Novelli Jr.
Com a vitória, o Vasco terminou em quarto lugar, com 62 pontos, e pegou a última vaga para a Série A. Além de Vasco e Bahia, Cruzeiro e Grêmio também subiram. O Ituano, que sonhava com o acesso inédito e dependia apenas de si, ainda foi ultrapassado pelo Sampaio Corrêa e acabou em sexto lugar, com 57 pontos.
O Bahia também está de volta à Série A. Também no domingo, venceu o CRB por 2 a 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e confirmou o acesso em terceiro lugar na Série B. Só que foi com emoção. O time perdeu rendimento nos últimos jogos, mas concentrou forças na “decisão” em Alagoas, cumpriu a missão e decretou Carnaval fora de época na Bahia. Os tricolores estão pulando que nem pipoca nos quatro cantos do país. Daniel e Lucas Mugni fizeram os gols do acesso, com Emerson Negueba descontando.
O Bahia terminou a Série B em terceiro lugar, com 62 pontos. No meio da classificação, o CRB ficou em 11º, com 50. O Bahia terminou a Série B em terceiro, com 62 pontos e 54% de aproveitamento. Venceu 17 jogos, empatou 11 vezes e sofreu 10 derrotas. O atacante Matheus Davó foi o principal artilheiro do time com nove gols.
CSA, Operário-PR, Brusque e Náutico foram rebaixados à Série C do Brasileiro. Os clubes que subiram para a Série B foram Mirassol, Botafogo-SP, ABC e Vitória.
Na Série A, foram rebaixados Avaí, Juventude, Ceará e Atlético-GO.
Brasil celebra recorde de medalhas no Mundial de Ginástica Artística
O Brasil fechou o Mundial de ginástica artística de Liverpool com recorde de pódios. Pela primeira vez na história, a delegação verde-amarela conquistou três medalhas em um única edição do Mundial. Rebeca Andrade levou o inédito ouro do individual geral e além de um bronze no solo, na sua despedida do Baile de Favela. Arthur Nory completou o recorde brasileiro com o bronze na barra fixa. Os resultados fizeram o Brasil terminar na quinta posição do quadro de medalhas.
Em duas ocasiões o Brasil já havia conquistado duas medalhas em um Mundial. Em 2007, Diego Hypolito foi ouro no solo e Jade Barbosa bronze no individual geral. No ano passado, Rebeca Andrade conquistou um ouro no salto e uma prata nas barras assimétricas.
Os resultados de Liverpool colocaram o Brasil na quinta posição no quadro de medalhas, igualando a melhor colocação do país – também foi quinto em 2003, 2013 e 2019, mas com apenas um ouro em cada uma dessas edições. Na Inglaterra, o Brasil só ficou atrás das potências Estados Unidos, China, Japão e Grã-Bretanha.
Rebeca Andrade é ouro no individual geral no Mundial de ginástica
O Baile de Favela de Rebeca Andrade comoveu os fãs da ginástica artística. Na quinta-feira (3), a ginasta de 23 anos conquistou o ouro inédito para o Brasil no individual geral do Mundial de ginástica artística. A vice-campeã olímpica da prova confirmou o favoritismo e brilhou para se tornar a primeira sul-americana campeã mundial da prova mais tradicional da modalidade. Rebeca é a nova a número 1 do mundo e celebrou com a bandeira do Brasil no solo da arena de Liverpool.
Somando 56,899 pontos, Rebeca foi absoluta na final. Teve exatamente um ponto e meio de vantagem para a americana Shilese Jones, que ficou com a prata – a diferença maior do que uma queda. A britânica Jéssica Gadirova ficou com o bronze (55,199).
Foi uma vitória histórica. A prova do individual geral é tradicionalmente dominada pelas três potências da modalidade: Estados Unidos, Rússia e Romênia. Rebeca quebrou a hegemonia e fez o Brasil ser apenas o oitavo país com um título de ginasta mais completa de um Mundial. Jade Barbosa já havia sido bronze, mas o topo do pódio é uma novidade para o Brasil.
Dona de duas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca aumentou para três a coleção de medalhas em Mundiais – foi campeã do salto e prata das barras assimétricas no ano passado. Ela se tornou a primeira brasileira com três medalhas em Mundiais. Também se tornou a primeira ginasta do Brasil campeã de duas provas diferentes em Mundiais.