Histórico

Greenspan admite erro ao dispensar regulamentação

Presidente do Fed na época do nascimento da bolha imobiliária, diz que falha foi acreditar que instituições protegeriam acionistas

Demorou alguns anos, mas o ex-presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Alan Greenspan, admitiu que errou ao apostar na desregulamentação do sistema de hipotecas seria benéfica. O problema, como se sabe, acabou provocando a maior ressaca do mercado financeiro jamais vista nos Estados Unidos. Greespan, que estava à frente do Fed na época do nascimento da bolha imobiliária, não se considera, porém, o responsável pelo que chamou de “tsunami no crédito”.
Em depoimento ao Comitê de Supervisão e Reforma do Governo da Câmara, ele disse que a crise tomou proporções inimagináveis àquela época. Ao afirmar que a instituição tinha autoridade para interromper as práticas irresponsáveis de concessão de crédito que abasteceram o mercado de hipotecas subprime, Greenspan assumiu parcialmente sua parcela de culpa, mas disse que este fenômeno de turbulência no setor ocorre uma vez a cada cem anos.
Sobre as perspectivas econômicas, Greenspan deu a entender que a crise nos EUA vai levar alguns meses para passar, o que significa aumento do desemprego e queda dos gastos dos consumidores. Mas ele demonstrou ter certeza de que os EUA sairão da recessão com um sistema financeiro ainda mais sólido. “Uma das condições para que isso aconteça é a estabilização dos preços das residências nos EUA, o que só deve acontecer daqui a vários meses”, finalizou Greenpan.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo