O efeito da pandemia de Covid-19 no mercado de escritórios de San Francisco foi trágico, uma vez que os trabalhadores abandonaram os espaços de trabalho em toda a cidade para trabalhar remotamente e não regressaram depois de a pandemia ter passado.
A taxa de desocupação de escritórios em San Francisco atingiu um máximo histórico de 36,8% no segundo trimestre de 2024, depois de ter estabelecido um recorde no trimestre anterior de 36,7%, de acordo com as estatísticas da CBRE.
As elevadas taxas de vacância de escritórios desde que a pandemia esvaziou os edifícios de escritórios em 2020 ajudaram a devastar o mercado varejista da parte baixa de San Francisco. O centro comercial San Francisco Centre, anteriormente um centro comercial Westfield, perdeu vários varejistas importantes, incluindo Nordstrom, Hollister, Adidas e J. Crew, e a American Eagle revelou que está de saída.
E a zona comercial da Union Square, no centro da cidade, perdeu grandes redes de varejo desde a pandemia, incluindo H&M, The Gap, Uniqlo e Crate & Barrel. Outros grandes varejistas revelaram que também vão fechar lojas, incluindo Macy’s, The North Face e Zara.
A recessão econômica no centro de San Francisco e na sua zona comercial de Union Square também levou a operadora hoteleira Park Hotels & Resorts (PK), em junho de 2023, a abandonar dois grandes hotéis na cidade, o Hilton San Francisco, com 1.921 quartos, e o Parc 55 San Francisco, com 1.024 quartos.
A Park Hotels & Resorts deixou de efetuar o pagamento de um empréstimo de 725 milhões de dólares sobre os dois hotéis que encontram-se agora sob administração judicial.
Problemas em outra cidade metropolitana levaram a Park Hotels & Resorts a fechar outro dos seus hotéis na baía de San Francisco, em Oakland.
Após 56 anos de atividade, a Park Hotels & Resorts (PK) fechou o seu hotel Hilton Oakland Airport em 25 de agosto, uma vez que o bairro ao redor da propriedade, perto do aeroporto de Oakland, se deteriorou nos últimos anos.
A Park Hotels & Resorts tinha revelado em junho que pretendia fechar o hotel em 28 de agosto, mas a propriedade encerrou as suas operações três dias antes do previsto, informou a KPIX-TV em San Francisco. A empresa não informou o motivo do encerramento do estabelecimento.
Antigos funcionários do hotel acreditam que os efeitos da pandemia de Covid-19 e a elevada criminalidade na zona levaram ao fechamento do hotel. Os trabalhadores disseram que muitos automóveis de clientes foram arrombados, conversores catalíticos foram furtados de carros e até veículos do hotel foram roubados, informou a emissora.