Local

Grande júri da Flórida que investiga as vacinas contra a Covid-19 não encontra evidências de atividade criminosa

Em resposta às suas descobertas, o grande júri fez recomendações de políticas em seu relatório, incluindo o aumento da transparência em relação aos testes clínicos e a proibição de propagandas de medicamentos farmacêuticos

Embora as vacinas não sejam perfeitas, elas fazem um bom trabalho na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte, frustrando as expectativas de Ron DeSantis (Foto: Charlotte Edmond/Unsplash)
Embora as vacinas não sejam perfeitas, elas fazem um bom trabalho na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte, frustrando as expectativas de Ron DeSantis (Foto: Charlotte Edmond/Unsplash)

Um grande júri estadual convocado a pedido do governador da Flórida, Ron DeSantis, para investigar “toda e qualquer irregularidade” em relação às vacinas contra a Covid-19 não encontrou nenhuma evidência de atividade criminosa, de acordo com um relatório divulgado na terça-feira (7).

“O fato de não termos encontrado nenhuma atividade criminosa indiciável não significa que não encontramos nenhum problema. Pelo contrário, há questões profundas e sérias envolvendo o processo de desenvolvimento de vacinas e monitoramento de segurança nos Estados Unidos”, escreveu o grande júri em seu relatório final.

Em resposta às suas descobertas, o grande júri fez recomendações de políticas em seu relatório, incluindo o aumento da transparência em relação aos testes clínicos e a proibição de propagandas de medicamentos farmacêuticos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que as vacinas contra a Covid-19 foram submetidas a análises intensivas de segurança e que as vacinas continuam a ser monitoradas após a aprovação da FDA para garantir que ainda atendam aos padrões federais de segurança e eficácia.

Embora as vacinas não sejam perfeitas, elas fazem um bom trabalho na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte, e têm se mostrado muito seguras, com apenas raros efeitos colaterais graves, de acordo com autoridades federais e especialistas em saúde pública.

DeSantis procurou a investigação em 2022, antes de sua candidatura à indicação presidencial do Partido Republicano e enquanto reforçava seu perfil nacional por meio de uma oposição linha-dura a bloqueios de pandemia e mandatos de máscaras.

Na época, DeSantis disse que a investigação “traria responsabilidade legal àqueles que cometeram má conduta” e poderia ajudar a obter mais informações das empresas farmacêuticas sobre as vacinas e os possíveis efeitos colaterais.

Um porta-voz do governador não respondeu imediatamente na terça-feira a um pedido de comentário da The Associated Press.

Os grandes júris estaduais, geralmente compostos por 18 pessoas, podem investigar atividades criminosas e emitir acusações, mas também examinar problemas sistêmicos na Flórida e fazer recomendações. Nos últimos anos, outros painéis trataram de questões de imigração e segurança escolar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo