O presidente Joe Biden e o presidente do México, Andrés López Obrador, estão trabalhando para enfrentar a crise na fronteira e reduzir o número de imigrantes que atravessam todos os dias. Em conversa ao telefone no último domingo (28), os dois falaram sobre medidas que podem ser implementadas imediatamente para minimizar a crise. Entre as elas estão o aumento da frequência de voos fretados com deportados, fiscalização em carros, ônibus, trens e aeroportos, tanto nos EUA como no México.
Segundo a Associated Press, Biden e López Labrador disseram que as forças nacionais dos dois países vão “implementar medidas concretas” para reduzir o fluxo de estrangeiros que entram todos os dias pela fronteira.
O porta-voz da Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, informou que ambos vão intensificar a fiscalização em ônibus e outros meios de transporte que levam imigrantes ilegalmente todos os dias. “Vamos trabalhar juntos para evitar o aumento do fluxo de estrangeiros que chegam diariamente”.
As apreensões na fronteira caíram nos últimos meses, de acordo com o Customs and Boarder Protection (CBP). “Normalmente, à medida que a temperatura sobe, o número de travessias aumenta. Estamos nos preparando para evitar que isso aconteça, trabalhando em conjunto com as autoridades mexicanas”.
Agentes do Border Patrol apreenderam 137 mil imigrantes na fronteira com o México em março. No México, mais de 240 mil estrangeiros foram apreendidos nos dois primeiros meses do ano. Na fronteira entre San Diego, Califórnia, e o México, por exemplo, 9.513 pessoas foram detidas tentando atravessar a fronteira ilegalmente na semana entre 21 e 27 de abril. (Com informações da AP)