O presidente Donald Trump ordenou na quinta-feira (26) que seu governo publique uma lista semanal com crimes cometidos por imigrantes. A ordem executiva inclui um parágrafo determinando que o secretário de Homeland Security “torne pública uma lista completa dos crimes cometidos por estrangeiros” nos Estados Unidos.
A lista também vai incluir detalhes sobre as chamadas cidades-satuário que se recusarem a entregar os residentes imigrates para a deportação.
Diz a ordem:
“A fim de melhor informar ao público sobre as ameaças à segurança pública ligadas às juridições santuárias, o secretário [do Homeland Security] utilizará o Relatório de Resultados Sobre Detenções Recusadas [Declined Detainer Outcome Report] ou seu equivalente, semanalmente, para trazer a público uma lista completa das ações criminosas cometidas por estrangeiros e sobre qualquer jurisdição que tenha ignorado ou descumprido quaisquer detenções com respeito a tais estrangeiros.”
O texto não especifica se somente os crimes cometidos por imigrantes irregulares serão divulgados, levantando dúvidas sobre se a medida incluirá também os imigrantes que vivem legalmente no país.
A ordem justifica as medidas como “para garantir a segurança e integridade territorial dos Estados Unidos”, e diz que os imigrantes irregulares “representam uma significativa ameaça à segurança nacional e à segurança pública.”
Durante a assinatura, o presidente leu em voz alta os nomes dos cidadãos americanos assassinados por imigrantes irregulares.