O governo brasileiro publicou nova portaria que prorroga por 30 dias a restrição ao ingresso de estrangeiros de qualquer nacionalidade no território brasileiro por via aérea. O objetivo da medida é conter a propagação do coronavírus.
A proibição não se aplica, entre outros, a imigrante residente no Brasil; estrangeiro cônjuge, companheiro, filho ou pai de brasileiro; estrangeiro portador de Registro Nacional Migratório; e passageiro em trânsito internacional.
De acordo com informações publicadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami, além de passaporte e visto válidos, quando for o caso ao ingressar no Brasil, o estrangeiro deverá apresentar documentação comprobatória que justifique sua entrada. Cabe salientar que documentos emitidos no exterior deverão respeitar as regras de legalização ou apostilamento (conforme o caso), além de tradução.
Nesta terça-feira (28), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Brasil está enfrentando um “grande surto” de coronavírus e que seu governo estuda criar restrições de viagens ao país por causa disso.
Ele disse que provavelmente irá impor medidas para obrigar os turistas brasileiros a passarem por testes rápidos de coronavírus e a terem suas temperaturas medidas antes de embarcarem em direção ao território americano.
Acesse a íntegra da portaria no link.