O governo Trump anunciou medidas mais duras para obtenção de vistos H-1B, que beneficia trabalhadores estrangeiros com alta qualificação.
De acordo com uma regra final provisória anunciada pelo Department of Homeland and Security (DHS), na teça-feira (6), as mudanças irão aumentar as exigências para que as empresas contratem mão-de-obra especializada fora dos EUA. O objetivo é priorizar a contratação de trabalhadores americanos.
“Devemos fazer tudo ao nosso alcance para colocar o trabalhador americano em primeiro lugar”, disse o secretário do DHS, Chad Wolf, em um comunicado à imprensa. Ele informou que as novas regras entrarão em vigor 60 dias após sua publicação.
Entre as mudanças citadas no texto da lei para a concessão do visto H1-B estão:
- Limitar a definição do que é considerado “trabalho especializado”
- Forçar as empresas a fazer ofertas de emprego “reais” nos Estados Unidos
- Aumentar as inspeções no local de trabalho e monitorar a conformidade antes, durante e depois que uma petição H1-B é aprovada
- Limitar a quantidade destes vistos concedidos em território americano
O H-1B é um visto de não imigrante que permite que o profissional trabalhe nos Estados Unidos por um período específico. Como outros vistos de trabalho, o H-1B exige que um empregador dos EUA patrocine seu visto.