O governo federal enviou centenas de ventiladores pulmonares e outros equipamentos médicos para ajudar a Flórida a atender ao número recorde de pacientes hospitalizados por conta da covid-19.
A encomenda foi entregue na sexta-feira (6) ao Florida Department of Health and Human Services (DHHS) e inclui ao menos 300 novos aparelhos respiratórios.
O pedido ao governo federal foi feito pelo próprio DHHS por meio de um ofício enviado ao Federal Strategic National Stockpile, departamento responsável por suplementar estados e municípios durante emergências de saúde pública.
Ao ser questionado pelo canal WPLG-TV, de Miami, sobre a solicitação, o governador Ron DeSantis disse não ter conhecimento.
“Eu não ouvi falar sobre isso, então tenho que verificar se é verdade ou não”, disse ele à estação de TV na terça-feira (3).
Entretanto, o jornal Washington Examiner confirmou com uma fonte de dentro do DHHS que o requerimento partiu do órgão estadual.
“O departamento trabalha rotineiramente com o governo federal para garantir que os recursos adequados estejam disponíveis e prontos para serem distribuídos a qualquer momento, como feito com este pedido recente”, declarou o DHHS.
De acordo com a fonte, o objetivo foi “substituir os estoques do estado que estavam esgotados”.
Desde a semana passada, a Flórida tem registrado uma média de 19 mil novos casos de covid-19 por dia.
A maioria dos contaminados são pessoas não vacinadas que acabam desenvolvendo os sintomas mais graves da doença e precisam ser hospitalizadas.
Nesta segunda-feira (9), o Florida Department of Health (FDOH) tweetou os números mais recentes de novos casos positivos para o coronavírus no estado: Sexta-feira (6), 21.500, sábado (7), 19.567, domingo (8), 15.319.