O governo dos Estados Unidos vai suspender as restrições de viagem aplicadas para oito países africanos em novembro, por conta de temores com a variante ômicron do coronavírus. A variante é hoje responsável pela maioria dos casos de coronavirus no País.
As restrições serão suspensas no dia 31 de dezembro, às 12h01, horário do leste dos Estados Unidos, segundo informações da CNN.
O presidente Joe Biden ordenou as restrições no final de novembro, seguindo o conselho de seus funcionários de saúde pública. Na época, foram impedidas a maioria das viagens da África do Sul, Botswana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Eswatini, Moçambique e Malaui.
Um alto funcionário do governo americano disse que as autoridades de saúde recomendaram que as restrições fossem suspensas por duas razões principais: os progressos na compreensão da ômicron e o fato da variante ja estar presente no país e em todo o mundo.
As medidas, que foram alvo de críticas por parte das autoridades africanas, proibiam a entrada nos EUA de quase todos os estrangeiros que estivessem “fisicamente presentes” nos países africanos durante o “período de 14 dias anterior à sua entrada ou tentativa de entrada nos Estados Unidos”. Cidadãos americanos, residentes permanentes legais e não cidadãos que sejam cônjuges de cidadãos ou residentes permanentes estavam isentos.
A medida ainda enfrentou críticas depois que ficou claro que a ômicron já estava se espalhando em vários países não africanos antes de ser identificado na África do Sul, que tem um forte sistema de vigilância de saúde pública. (Com informações do G1 e CNN)