Governador Rick Perry quer devolver crianças que atravessam fronteira sozinha
“O Texas não pode ficar esperando por Washington agir em uma situação dessas. Nós não podemos ficar parados enquanto a segurança de nossos moradores está sendo ameaçada”, disse o governador.
O anúncio de que o governo do Texas vai agir por conta própria para garantir a segurança da fronteira foi feito pelo governador, o vice-governador David Dewhurst e pelo porta-voz da camara estadual, Joe Straus. Eles afirmaram que o Departamento de Segurança Pública do Texas foi autorizado a investir $1.3 milhão por semana na segurança da fronteira. “Enquanto o governo federal não reconhece o perigo que nossos cidadãos estão correndo e faz alguma coisa para solucionar o problema, a polícia do Texas vai fazer todo o possível para garantir a segurança de nossos moradores”, disse governador Perry.
O investimento da operação chamada até agora de ‘onda’ deve continuar até o fim do ano para reprimir a ‘enxurrada’ de indocumentados, afirmaram os três representantes do governo texano.
Segundo o vice-governador, investimento semelhante em 2013 surtiu efeitos positivos. “O número de crimes envolvendo drogas e gangues diminuiu muito depois que investimentos foram feitos na segurança da fronteira. Está na hora que fazer esse tipo de investimento e operação de segurança algo permanente”, complementou.
Perry também disse recentemente, em entrevista à CNN, que está muito preocupado com o número de crianças que atravessam a fronteira sozinhas. Os pais enviam seus filhos aos Estados Unidos acreditando em falsas promessas de que o governo vai recebê-los de portas abertas. Perry disse que concorda com as declarações da senadora Hillary Clinton. Na opinião dela, o governo precisa encontrar as pessoas responsáveis por essas crianças e devolvê-las aos países de origem.