Agentes de segurança do governo do Texas começaram a esvaziar a unidade prisional de Dolph Briscoe, em Dilley – uma cidade pequena próxima a San Antonio – para acomodar os imigrantes detidos na fronteira do Estado. Os presos dessa unidade estão sendo transferidos para outras prisões.
A medida faz parte da operação ‘Lone Star’ (Estrela Solitária) criada pelo governador Greg Abbott, do Partido Republicano. Abbott anunciou que vai prender imigrantes que tentarem atravessar a fronteira do Estado e vai iniciar a construção de um muro em cidades fronteiriças. Cerca de $250 milhões estão sendo destinados para a operação.
Segundo o porta-voz do governo, Jeremy Desel, no local serão detidos imigrantes com histórico de crimes, mas não falou que tipo de crimes.
A prisão que está sendo preparada para receber imigrantes tem capacidade para deter até mil pessoas. O local não tem ar-condicionado e as temperaturas no verão passam de 100 graus Fahrenheit no Texas.
“O estado do Texas continua a lidar com a entrada de um número recorde de indivíduos que tentam atravessar a fronteira ilegalmente. Para agir diante dessa crise, o governador Abbott está direcionando agentes estaduais para prender esse indivíduos que cometeram crimes”, disse Desel. (Com informações do Texas Tribune).