Quarenta milhões de moradores da Califórnia terão que ficar confinados em casa por ordem do governo estadual para evitar a propagação do coronavírus. A ordem foi emitida pelo governador Gavin Newsom na noite de quinta-feira (19).
Os moradores têm autorização para sair para comprar comida, remédios ou buscar atendimento de saúde.
“Existe uma reciprocidade e um reconhecimento de nossa interdependência, que exige, neste momento, uma ordem estadual para que as pessoas fiquem em casa. Essa diretiva entra em vigor e em efeito nesta tarde”, anunciou Newsom em entrevista coletiva.
Mais cedo, o prefeito de Los Angeles havia ordenado aos moradores da cidade californiana para ficarem em casa a partir de sexta-feira, para evitar a propagação da Covid-19.
“Quero deixar claro que o único momento em que você deve sair de casa é para atividades e necessidades essenciais: obter comida, cuidar de um parente ou amigo ou criança, obter atendimento médico, dar uma volta pelo bairro”, disse o prefeito Eric Garcetti nesta quinta à imprensa.
A medida entrou em vigor a partir da meia-noite de quinta e vale até 19 de abril.
Estado é o primeiro a tomar medida, que pode ser seguida por outros. Número de casos chega a 14.300 nos EUA nesta manhã de sexta-feira (20), com 217 mortes. A Califórnia tem 1.060 casos e 19 mortes.