O Ministério da Fazenda brasileiro anunciou a data para lançar os seus “títulos verdes”, chamado nos EUA de “green bonds”. Será no próximo dia 18, na Bolsa de Valores New York. O objetivo do governo é captar US$ 2 bilhões no mercado internacional para financiar projetos sustentáveis no Brasil. Estarão presentes no lançamento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, segundo fontes do G1.
A emissão de títulos verdes da dívida brasileira no exterior faz parte do Programa de Transição Ecológica, a principal agenda do governo no Congresso depois da aprovação da reforma tributária. O projeto é a aposta da gestão Lula para colocar o país como destaque na agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês).
Depois da captação, o governo planeja publicar, periodicamente, dois relatórios aos investidores estrangeiros: um deles deve mostrar onde os recursos dos “green bonds” foram aplicados; o outro, apresentará os resultados de políticas públicas ligadas à agenda ambiental, incluindo a taxa de desmatamento da Amazônia.
Enquanto Haddad participa do lançamento dos títulos no Wall Street, Lula marca presença na Assembleia Geral das Nações Unidas, que vai até 21 de setembro. Com os eventos, o governo pretende reforçar que a agenda verde brasileira segue em forte e em expansão.