O governo brasileiro anunciou uma nova data para a exigência de vistos de turistas de cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália: 10 de janeiro de 2024. A data prevista anteriormente era o dia 1 de outubro, mas o Itamaraty não finalizou o sistema para a emissão de vistos a tempo.
A retomada da exigência foi anunciada em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que argumentou que deveria ser adotado o princípio de reciprocidade, ou seja, se um país exige o visto para ingresso em seu território, o Brasil deve exigir também. O Japão saiu da lista por ter dispensado a necessidade de vistos para brasileiros.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro havia liberado a entrada de americanos, canadenses, australianos e japoneses no Brasil argumentando o incentivo ao turismo.
Segundo o Itamaraty, para viagens anteriores a 10 de janeiro, não é necessária a apresentação de visto, mesmo que a viagem de volta seja posterior a essa data.
Para cidadãos japoneses, entrará em vigor em 30 de setembro o acordo bilateral que isenta reciprocamente a necessidade de visto de visita para estadas de até 90 dias. O acordo tem validade inicial de três anos, e vale também para brasileiros que desejam viajar ao Japão.