Proprietários serão beneficiados com 30 dias de alívio e prestações mais suaves
Os proprietários que enfrentam a ameaça de execução hipotecária nos Estados Unidos podem respirar aliviados… por pelo menos trinta dias. De acordo com o programa batizado de “Project Lifeline” – algo como ‘tábua de salvação’ – e anunciado pela administração Bush nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro, os processos de foreclosures poderão ser paralisados por um mês, para que os donos dos imóveis e os bancos possam renegociar a dívida, com prestações mais suaves. As medidas vão beneficiar pessoas associadas a qualquer tipo de financiamento e não apenas aquelas que possuem os chamados financiamentos ‘subprime’.
O programa foi alinhavado por seis das maiores instituições financeiras do país, que estão por trás de quase metade dos mortgages no país. Esses bancos entrarão em contato com os proprietários com 90 dias ou mais em atraso nas suas prestações, para oferecer a oportunidade de novas bases de contrato. Isso deverá ser feito em 30 dias, tempo em que o processo ficará congelado. “O projeto é uma ação importante para quem está enfrentando os últimos passos do foreclosure”, afirmou o secretário de desenvolvimento urbano e habitação dos EUA, Alphonso Jackson. As instituições financeiras envolvidas no ‘Project Lifeline’ são Bank of America Corp., Citigroup Inc., Countrywide Financial Corp., J.P. Morgan Chase & Co., Washington Mutual Inc. e Wells Fargo & Co.
Por sua vez, o secretário do Tesouro Henry Paulson lembrou que o programa é apenas uma de uma série de iniciativas buscadas pelo governo junto ao setor financeiro para resolver a maior crise imobiliária dos últimos 20 anos nos EUA. “Nossa economia está passando por um período difícil, então estamos tentando criar alternativas para prevenir foreclosures”, disse Paulson, admitindo que tudo isso ainda é insuficiente para resolver a situação completamente.
Nos próximos dias, as instituições enviarão cartas aos proprietários qualificados ao programa, ou seja, aqueles que não entraram com pedido de falência ou pediram o financiamento para comprar o imóvel para investimento. Segundo especialistas, até o final de 2009 o país poderá somar cerca de um milhão de execuções hipotecárias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 1-888-995-HOPE (4673).