O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, divulgou que a imigração ilegal custou $150,7 bilhões aos contribuintes americanos em 2023, o que representa 2,6% dos gastos federais. O dinheiro foi investido no financiamento dos processos de acolhimento e manutenção de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
O DOGE foi criado pelo presidente eleito Donald Trump com o objetivo de evitar o desperdício de investimentos e reduzir os gastos excessivos do governo federal. Recentemente o órgão divulgou nas redes sociais quais programas e iniciativas governamentais poderiam ter seus gastos reduzidos. Entre eles estão os institutos nacionais de saúde, o projeto ferroviário de alta velocidade da Califórnia e os subsídios destinados à diversidade em outros países.
O órgão também criticou o governo por pagar aluguéis de imóveis subutilizados, como os de suas agências em Washington, DC, que contam com ocupação de apenas 12% do espaço disponível. Muitos trabalhadores federais nunca retornaram ao escritório após a pandemia de COVID-19.