Estados Unidos Imigração

Governadora e parlamentares do Maine pedem que extensão automática para autorizações de trabalho de imigrantes seja permanente

Políticos alegam que a mudança contribuiria para a redução da escassez da mão-de-obra no país, beneficiando tanto empregados quanto empregadores

Atualmente, depois de dar entrada com o pedido de asilo a pessoa precisa aguardar 180 dias para obter uma autorização de trabalho (Foto: Freepik)

A governadora do Maine, Janet Mills, em conjunto com os parlamentares federais Chellie Pingree (Democrata) e Angus King (Independente), encaminhou uma carta ao presidente Joe Biden solicitando que torne permanente a regra, hoje provisória, que prorroga automaticamente por até 540 dias as permissões de trabalho para imigrantes e pessoas que solicitaram asilo.

Os políticos argumentam que há escassez de mão-de-obra no país e que a medida contribuiria para minimizar os impactos dessa crise, beneficiando tanto empregados quanto empregadores. Eles defendem ainda que ao tornar a regra permanente, os imigrantes e solicitantes de asilo poderão trabalhar enquanto aguardam o processamento de seus casos.  Atualmente, há quase dois empregos disponíveis para cada pessoa que procura por trabalho no Estado.  

Implementada em abril deste ano, a regra provisória ampliou automaticamente as autorizações de trabalho de 180 para 540 dias. Entretando, com os frequentes  atrasos na sua emissão, a permissão pode levar até 12 meses para ser emitida. Os dados apontam que até 30 de junho de 2024, cerca de 900 mil pessoas esperavam a análise inicial de suas autorizações de trabalho, enquanto outras 500 mil aguardam por renovações.

Os líderes do Maine também propõem outras mudanças para agilizar o acesso de imigrantes ao mercado de trabalho. Atualmente, depois de dar entrada com o pedido de asilo a pessoa precisa aguardar 180 dias  para obter uma autorização de trabalho.

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Representantes em 2023 pelo parlamentar federal Chellie Pingree reduziria esse período de espera para 30 dias e eliminaria a renovação obrigatória a cada dois anos. Já no Senado, King, junto com a republicana Susan Collins, propôs uma  legislação semelhante, mas que exigiria que solicitantes de asilo entrassem no país por um porto de entrada oficial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version