A governadora de Massachusetts, Maura Healey, apresentou uma proposta ao legislativo que impõe restrições ao acesso de imigrantes aos abrigos emergenciais do estado. Também serão ampliadas as verificações de antecedentes criminais.
O documento sugere que, para a aceitação no sistema de acolhimento, ao menos um membro da família precise estar em situação legal no país, além de exigir a comprovação de identidade, residência e status imigratório. Atualmente os imigrantes podem ser acolhidos sem a necessidade de documentação.
Segundo Healey, as mudanças são necessárias para garantir a viabilidade financeira do sistema e alinhar suas operações ao objetivo de proteger a comunidade. A preocupação com a segurança cresceu após a descoberta de um imigrante em um abrigo com drogas e uma arma automática. Além disso, há centenas de registros de incidentes graves, incluindo casos de violência sexual em centros de acolhimento.
A proposta da governadora recebeu apoio de ambos os partidos e foi elogiada pelo líder republicano no Senado, Bruce Tarr, que reconheceu a urgência das mudanças. O presidente da Câmara estadual, Ronald Mariano, destacou que a medida está em conformidade com reformas anteriores, que estabeleceram limites de permanência nos abrigos e exigiram treinamento profissional.