O governador Ron DeSantis sancionou uma lei na manhã desta terça-feira (7) que busca fortalecer a segurança nas escolas do estado. A legislação HB 1421 começa a valer em 1º de julho e incorpora recomendações da Comissão de Segurança Pública formada após o tiroteio na Marjory Stoneman Douglas High School, que matou 17 pessoas em 2018.
A nova lei passa a exigir mais preparo dos policiais para lidar com situações envolvendo perigo na área escolar, e exige que as instituições de ensino tenham planos de reunificação familiar em caso de evacuação. Segundo os legisladores, após o tiroteio na escola em Parkland, alguns pais esperaram até quase 12 horas para obter informações precisas sobre seus filhos e o quê exatamente havia acontecido.
O orçamento total reservado pelo governo estadual para executar essas ações foi $350 milhões. Parte dele, $140 milhões, será investido em um curso de formação obrigatória dos educadores sobre saúde mental dos estudantes. Neste treinamento, os funcionários das escolas terão que se tornar aptos a identificar sinais de distúrbios emocionais, doenças mentais e abuso de substâncias tóxicas entre os alunos. O texto da legislação na íntegra, em inglês, pode ser acessado na íntegra aqui.
A HB 1421 foi aprovada em março e enviada para assinatura do governador no dia 25 de maio, um dia após o massacre na Robb Elementary School, em Uvalde, Texas.