O governador do Texas, Greg Abbott, vai começar, nos próximos dias, a instalar centenas de boias ao longo do Rio Grande para conter imigrantes que tentam atravessar o rio. Abbott, crítico das políticas imigratórias do governo Biden, informou que, neste primeiro momento, a intenção é colocar as boias ao longo de mil pés (300 m) no rio perto da cidade de Eagle Pass. Ele argumenta que centenas de pessoas morrem afogadas todos os anos na travessia.
O governo do Texas está gastando $1 milhão para aquisição e instalação das boias. “Esta é mais uma barreira que estamos usando. Estamos garantindo a segurança da fronteira e essas boias vão impedir que essas pessoas cheguem à fronteira”, argumenta o governador.
O diretor do Departamento de Segurança Pública do estado, Steven McCraw, disse que a barreira é móvel e pode ser rapidamente retirada se necessário. “É uma forma de prevenir que as pessoas morram afogadas, é uma ação preventiva”.
Processo na Justiça
Antes mesmo de ser colocado em prática, o plano de Abbott já enfrenta um processo na Justiça. Uma empresa que trabalha com aluguel de caiaques e canoas no rio alega que as boias vão impedir suas atividades e pede para que a instalação seja paralisada.