O governador do Texas, Greg Abbott, visitou no sábado (18), o trecho do muro construído na fronteira com dinheiro do estado. O trecho de 268 metros foi instalado no condado de Starr.
Abbott, do Partido Republicano, fez do combate à imigração ilegal uma bandeira de seu governo, já que busca o apoio dos eleitores no próximo ano. Em entrevista a jornalista em frente ao muro, Abbott condenou o governo federal por suas políticas imigratórias, criticando Biden por reverter medidas implementadas por Trump.
“Esta iniciativa sem precedentes é necessária por uma única razão: a administração Biden falhou em fazer o seu trabalho”, disse o governador.
Em junho, Abbott anunciou que o governo estadual iria usar dinheiro do estado e de financiamento privado para construir 183 milhas de muro na fronteira. O Texas vai investir $1.05 bilhão no projeto. Já o milionário Timothy Mellon, proprietário de uma empresa de frete, doou a maior parte dos $50 milhões da iniciativa privada para o projeto. (Com informações do Texas Tribune)