O governador Rick Scott decretou neste sábado (26) estado de emergência na Flórida por conta da tempestade subtropical Alberto, que mesmo antes de chegar à costa americana no Golfo do México já trouxe inundação para diversos pontos do estado. Alberto deve chegar à costa na segunda-feira (28), quando as chuvas serão ainda piores no norte do estado.
Todos os 67 condados da Flórida já estão sob aviso de emergência para que haja tempo sufiente para a chegada da tempestade, disse Scott em nota.
“Continuamos a monitorar a tempestade subtropical Alberto na sua trajetória em direção à Flórida. É importante que os condados do estado tenham todos os recurosos disponíveis para a segurança das famílias e para que estejam preparados para as chuvas torrenciais e enchentes que virão com a tempestade”, disse o governador.
A tempestade deve chegar à costa americana ao norte do Gilfo do México no feriado de Memorial Day, na segunda-feira, segundo o National Weather Service (NWS). Um aviso de observação para tempestade tropical foi emitido para a área que vai de New Orleans até Aucilla River, no cabo superior (panhandle) da Flórida.
Alberto, a primeira tempestade nomeada em 2018, no sábado movia-se a cerca de 10 milhas por hora com ventos máximos sustentados de 40 milhas por hora. O NWS prevê que a tempestade deve piorar à medida que se aproxime da costa norte do Golfo na noite de segunda.