Histórico

Gigante Kraft Foods se unirá com Heinz, de magnata brasileiro

A Kraft Foods – fabricante de produtos como o queijo Philadelphia e as gelatinas Jell-O – fechou um acordo para se fundir com a H.J. Heinz, formando a quinta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo e a 3ª maior da América do Norte. As informações são do portal G1.

A fabricante de condimentos Heinz foi comprada em 2013 pela empresa de private equity brasileira 3G Capital – que também é dona do Burger King e é controlada pelos executivos Jorge Paulo Lemann (que, com fortuna de $26 bilhões, é o homem mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes), Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, os mesmos donos da cervejaria AB InBev – e pela Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett.

As ações da Kraft subiam cerca de 17% nas negociações antes da abertura do pregão regular após o anúncio do acordo, que trará a Heinz de volta ao mercado acionário após sua aquisição há dois anos.

A companhia combinada terá receita de cerca de $28 bilhões, afirmaram as companhias em comunicado na quarta-feira (25). Os acionistas da Kraft deterão 49% da nova empresa e os da Heinz terão os 51% restantes.

A empresa combinada terá oito marcas valendo mais de $1 bilhão cada e cinco valendo entre $500 milhões e $1 bilhão. No fechamento do pregão do dia anterior ao anúncio da fusão, a Kraft tinha valor de mercado de cerca de $36 bilhões, com base nas ações em circulação de acordo com dados de 2 de março.

Sobre as empresas
A Kraft Foods é dona de marcas famosas, sobretudo no mercado morte-americano, como o café Maxwell House, o queijo Kraft, as sobremesas Jell-O e o cream cheese Philadelphia.

A atual Kraft é uma “fatia” da empresa original: em outubro de 2012, a companhia dividiu seus negócios em dois. A Mondel?z, criada a partir dessa cisão, ficou com as marcas de aperitivos e doces, mais conhecidas mo Brasil, como Trident, Milka, Nabisco, Oreo, Tang, Royal e a brasileira Lacta.

Já a Heinz fabrica ketchup, molhos, sopas, entre outros alimentos. Fundada em 1869 e presente em mais de 200 países, a empresa norte-americana teve seu controle adquirido em 2013 pela 3G Capital e a Berkshire Hathaway em negócio de mais de $20 bilhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo