Jon Ossoff levou a segunda das duas vagas em disputa no Senado da Georgia e garantiu ao partido Democrata a liderança da casa legislativa hoje dominada pelos Republicanos.
As vitórias apertadas em segundo tirno de Jon Ossoff e Raphael Warnock contra David Perdue e Kelly Loeffler nesta quarta-feira (6), garantem ao partido de Joe Biden o mesmo número de senadores que os Republicanos possuem atualmente, 50, permitindo que a vice-presidente, Kamala Harris, desempate e decida a liderança da Casa.
A dupla vitória garantida pela Geórgia dá ao presidente eleito Joe Biden o poder de aprovar sua agenda política sem a necessidade do apoio Republicano.
Uma proposta apoiada pelos Democratas e barrada pelo partido de Trump no Senado que deve voltar a ganhar fôlego no governo Biden é o pagamento de cheque-estímulo no valor de dois mil dólares.
Logo após sua vitória ser confirmada na manhã desta quarta-feira (6), Warnock disse que ” as pessoas têm esperado meses por alívio e o Congresso não conseguiu aprovar cheques-estímulo de $ 2.000 no mais recente pacote de ajuda”, acrescentando que irá “batalhar por isso”.
Além do Senado, os Democratas também detêm o controle da Câmara, fazendo com que o partido domine o poder em todas as esferas políticas, garantindo uma governabilidade mais tranquila para Biden.