A tempestade tropical Genevieve que vinha sendo observada pelo National Hurricane Center (NHC) desde domingo, se fortaleceu rapidamente na manhã desta terça-feira (18), convertendo-se em um furacão de categoria 4.
De acordo com o boletim informativo do NHC emitido às 9am, Genevieve está localizado no Pacífico a 400 milhas oeste-sudoeste de Manzanillo, México, e 360 milhas ao sul-sudeste de Baja Califórnia.
Não há previsão de que o furacão chegue a tocar o solo nesses lugares, mas são esperadas chuvas fortes e ondas perigosas, segundo o NHC.
O fenômeno viaja a uma velocidade de 15 mph por hora com ventos sustentados 130 mph. Um alerta de tempestade tropical foi emitido para as península da Baja Califórnia, desde Los Barriles até Todos Santos.
O governo mexicano alertou sobre “fortes chuvas” em Colima, Guerrero, Jalisco, Michoacán, Nayarit e Oaxaca, e ondas de três a cinco metros de altura nas costas de Colima, Guerrero e Michoacán.
Embora não vá atingir a costa, o governo de Jalisco informou horas antes que está preparando um plano de resposta aos possíveis efeitos do furacão.