Turistas desembolsaram mais de 1,65 bilhão de dólares em março
As despesas dos turistas brasileiros no exterior atingiu novo recorde no mês de março: foram desembolsados mais de 1,65 bilhão de dólares, o que representa um crescimento de 47,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram cerca de 4,72 bilhões de dólares gastos no primeiro trimestre, que geraram um déficit superior a 50 bilhões de dólares nos últimos 12 meses ou 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Já os estrangeiros deixaram no Brasil 630 milhões de dólares em março.
Os dados são surpreendentes, até porque o governo aumentou de 2,38% para 6,38% a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado de compras com cartão de crédito no exterior. Mas como a medida só entrou em vigor no dia 28 de março o resultado praticamente não sofreu qualquer influência da recente medida.
Mesmo assim, vale destacar que, de acordo com dados do Banco Central, os pagamentos com cartão de crédito responderam por 65,27% dos gastos brasileiros no exterior em março, ou seja, mais de um bilhão de dólares. Já o montante gasto em cartões de crédito por turistas estrangeiros no Brasil, no mesmo período, foi de 469 milhões de dólares, o que corresponde a 74,44% dos 630 milhões de dólares deixados por eles no nosso país. O objetivo do governo é inibir a entrada de dólares no Brasil para investimentos de curto prazo.