Antonio Tozzi Esportes

Futebol também é vítima da tragédia no Rio Grande do Sul

Falar e escrever sobre futebol é uma tarefa divertida. Entretanto, como em todas atividades, há momentos tristes, como lesões de jogadores, erros clamorosos de arbitragem, entradas desleais e brigas de torcedores, para citar alguns.

Entretanto, a situação atual é extremamente desalentadora. Como pensar em futebol no Rio Grande do Sul quando 70% do estado está debaixo da água ou coberto de lama? A prioridade dos seus moradores, dos governantes, dos regastistas e dos voluntários é salvar a vida das pessoas. Assim, o futebol q ue é, como se costuma dizer “a coisa mais importante dentre as menos importantes”, passa a ser segundo plano dentro desse espectro tenebroso.

Todavia, os calendários futebolísticos não preveem tragédias causadas por fenômenos naturais, guerras e outras adversidades. Diante disto, as entidades que organizam os campeonatos têm agora um grande problema para resolver. O que fazer diante dessa triste realidade? Suspender o Brasileirão até que tudo volte ao normal? Transferir os jogos dos clubes gaúchos para outros lugares? Adiar as partidas envolvendo Grêmio, Internacional e Juventude?

Confrontadas com a urgência dessas decisões, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiram suspender as partidas programadas para os três clubes do Rio Grande do Sul e disputá-las em outras datas. Aí é que surge outra questão: em calendários tão apertados, quais datas serão usadas para esses jogos serem realizados?

No caso das competições sul-americanas, as partidas podem ser disputadas em junho e julho porque as oitavas de final da Libertadores, onde o Grêmio está participando, e da Sul-Americana, que tem o Internacional como um dos participantes, só começam em agosto. O Juventude não disputa esses torneios. No caso do Brasileirão, a CBF petende usar as chamadas Datas-Fifa para programar os jogos dos clubes com seus adversários. De qualquer forma, este mês nenhum clube do Rio Grande do Sul entrará em campo para disputar jogos.

Clubes de outros estados como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Athletico-PR ofereceram seus centros de treinamento para os clubes do sul do país, a fim de minorar seus problemas, pois os estádios e os CTs estão alagados – e infelizmente as chuvas voltaram a castigar o Rio Grande do Sul, somadas às quedas de temperatura. Os presidentes do Internacional e do Grêmio agradeceram a solidariedade dos adversários, entretanto, reafirmaram que ficarão ao lado do povo gaúcho que sofre com a pior enchente na história do estado. Vale destacar ainda que há clubes gaúchos disputando as séries C e D da CBF e passam pelos mesmos inconvenientes.

Flamengo decepciona e corre risco na Libertadores

Nem o retorno de Cebolinha foi suficiente para evitar a derrota do Flamengo em Coquimbo, no Chile (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Quando saiu o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América, os flamenguistas vibraram e até mesmo os rivais admitiram que o Rubro-Negro carioca não teria nenhum problema para se classificar e seria campeão do Grupo E da Libertadores.

Entretanto, decorridas quatro rodadas, o Flamengo está em terceiro lugar, após perder para o Palestino por 1 a 0, na terça-feira (7), em Coquimbo, no Chile, com golaço de Cornejo. O time chileno venceu os cariocas, que tiveram uma atuação muito ruim, e passou o Rubro-Negro na tabela, pulando para a segunda posição do grupo.

Com a vitória, o Palestino tirou o Flamengo da zona de classificação para as oitavas de final da Libertadores. A equipe chilena tem seis pontos e está em segundo, enquanto os cariocas caíram para a terceira posição, com apenas quatro pontos. O Bolívar lidera o Grupo E, com dez pontos, e o Millionarios está na lanterna, com apenas dois pontos.

O Flamengo volta a campo no sábado (11), contra o Corinthians, no Maracanã, pelo Brasileirão. O próximo jogo da equipe carioca na Libertadores será na semana que vem, no dia 15, no Maracanã, contra o Bolívar. As duas últimas partidas do Flamengo na fase de grupo serão em casa. O Rubro-Negro enfrenta o Millionarios, da Colômbia, na última rodada, no dia 28 de maio. Sinceramente, acredito que o elenco mais caro da América do Sul se classificará, mas, em segundo lugar, atrás da equipe boliviana.

São Paulo derrota Cobresal e garante vaga nas oitavas de final da Libertadores

Calleri deixou sua marca de artilheiro ao anotar o terceiro gol do Tricolor paulista, mas sofreu nova lesão (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

Na quarta-feira (8), o São Paulo venceu o Cobresal (CHI) por 3 a 1, no Estádio Zorros del Desierto, no Chile, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Luciano, Nestor e Calleri marcaram os gols são-paulinos.

Com o resultado, o Tricolor chegou aos nove pontos no Grupo B, e garantiu a classificação antecipada para a próxima fase, com duas rodadas de antecedência. A briga pela liderança do grupo é com o Talleres, de Cordoba, que está um ponto à frente do time argentino, mas eles devem se enfrentar em São Paulo. Caso a equipe paulista vença, terminará em primeiro lugar no grupo.

No deserto chileno, a primeira etapa começou com equilíbrio. O São Paulo subiu ao ataque com frequência, mas, na marca dos 23 minutos, o time adversário saiu na frente após contra-ataque, com o gol de Daniel Coelho.

O Tricolor teve duas ótimas oportunidades em sequência com Luciano. Aos 34, ele chutou forte de fora da área e o goleiro fez a defesa. Já aos 38, Michel Araújo fez bela jogada e tocou para o camisa 10, que dessa vez, estufou as redes com uma finalização potente. 

No início do segundo tempo, o treinador Luis Zubeldía promoveu algumas mudanças, e o resultado foi quase imediato. Nestor entrou em campo aos 13 minutos, e aos 15, fez o gol da virada com um forte chute de fora da área. 

O Tricolor seguiu com ofensividade, e aos 33, Calleri tentou por cobertura, acertou o travessão, mas cabeceou para o gol no rebote e marcou o terceiro. 

O São Paulo volta a campo na próxima segunda-feira (13), para enfrentar o Fluminense, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Já na Libertadores, o próximo compromisso do Tricolor será na próxima quinta-feira (16), diante do Barcelona (EQU), também no MorumBIS.

Botafogo reage na Libertadores e entra na luta para se classificar

A torcida botafoguense lotou o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e vibrou com a vitória sobre a LDU (Foto: Arthur Barreto/BFR)

Botafogo e LDU fizeram uma partida bastante disputada e o time carioca abiu o placar com um bonito gol de Hugo ao dominar e emendar de canhota após cruzamento de Luiz Henrique. A partida parecia controlada, Jeffinho perdeu chance na pequena área, mas a LDU voltou a chuveirar e surtir efeito. Após falta boba de Lucas Halter, Quiñonez cobrou no segundo pau, e Estrada marcou, deixando tudo igual na primeira etapa. 

Artur Jorge trocou alguns jogadores no segundo tempo. Óscar Romero, que entrou no decorrer da partida, descolou linda assistência para Júnior Santos por dentro. O artilheiro da Libertadores se desvencilhou da marcação e chutou no cantinho para garantir uma vitória que pouco esteve em risco apesar da tentativa de abafa dos equatorianos.

Com o resultado, o Botafogo pulou para a segunda colocação no Grupo D, com seis pontos, assim como o líder Junior Barranquilla. Os colombianos levam a melhor no saldo de gols. O próximo compromisso do Glorioso está marcado para a semana que vem, dia 16, uma quinta-feira, contra o Universitario, no Estádio Monumental de Lima. Pelo Brasileirão, o Fogão enfrentará o Fortaleza, na capital cearense, no domingo (12).

O Grêmio deveria ter enfrentado o Huachipato no Chile, na quarta-feira (8), porém, o jogo foi adiado em virtude da tragédia no Rio Grande do Sul. O Fluminense jogou com o Colo-Colo em Santiago, na quinta-feira (9), assim como o Palmeiras que enfrentou o Liverpool em Montevidéu no mesmo dia. Infelizmente, por causa da edição do AcheiUSA, não pudemos divulgar os resultados.

Athletico-PR é 100% na Copa Sul-Americana

O centro-avante Mastriani anotou dois gols na Venezuela e divide a artilharia da Sul-Americana, com cinco gols (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico goleou o Rayo Zuliano na noite da quarta-feira (8), no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Mastriani, duas vezes, Esquivel, Di Yorio e Felipinho garantiram o triunfo do Furacão, que segue líder no Grupo E do torneio continental.

Com a vitória, o Athletico chega aos 12 pontos e segue com 100% de aproveitamento. Por outro lado, o Zuliano permanece na lanterna, sem pontos somados e eliminado da competição.

Os dois times voltam a campo pelo torneio continental na próxima semana. O Zuliano pega o Sportivo Ameliano na terça-feira, dia 14, fora de casa, no Paraguai, enquanto o Athletico joga na quarta (15), contra o Danubio, em Curitiba.

Antes, porém, o Furacão tem compromisso contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Os times duelam no domingo, na Arena Barueri.

Cruzeiro vence bem na Colômbia

Rafael Elias marcou o terceiro gol do Cruzeiro na vitória sobre o Alianza FC (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro conquistou a primeira vitória na Conmebol Sul-Americana, no primeiro jogo do time sob nova direção, após a venda da SAF de Ronaldo Fenômeno para o empresário Pedro Lourenço. Em Valledupar, na Colômbia, pelo Grupo B, venceu o Alianza FC por 3 a 0, com gols de Lucas Silva, Arthur Gomes e Rafael Elias. Com isso, manteve-se na briga por vaga na próxima fase da competição, chegando aos seis pontos. O time colombiano segue com um ponto, na lanterna, e está virtualmente eliminado.

O time volta a atuar pela Sul-Americana diante do La Calera, na quinta (16), no estádio Independência. Fecha a fase de grupos também em casa, contra a Universidad Catolica. No Brasileiro, tem jogo contra o Atlético-GO, no próximo domingo (12), em Goiânia.

Fortaleza é goleado na altitude da Bolívia

Apesar da derrota, Lucero deixou sua marca como goleador (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O Nacional Potosí goleou o Fortaleza por 4 a 1 na quarta-feira (8), em casa, pela quarta rodada da Sul-Americana. Callejo, Proust, Guerra e Álvarez fizeram os gols dos donos da casa. Lucero marcou o único do Leão. O Fortaleza foi dominado desde o início e não conseguiu uma reação jogando na altitude.

Com o resultado, o Fortaleza segue na liderança do grupo, com nove pontos. O Nacional Potosí é lanterna, com quatro.

O Fortaleza viaja para jogar contra o Boca Juniors no dia 15, pela quinta rodada. Este jogo deve definir o campeão do Grupo D. O Nacional Potosí duela com o Sportivo Trinidense no dia 14. Antes, o Fortaleza recebe o Botafogo no domingo (12), na Série A.

Corinthians vence no Paraguai e volta a brigar pela liderança

Yuri Alberto abriu o caminho da vitória corintiana no Paraguai com um gol de cabeça (Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)

Com um gol de cabeça de Yuri Alberto e outro de perna esquerda de Matheuzinho, o Corinthians venceu o Nacional-PAR por 2 a 0 na noite da terça-feira (7), no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana. O resultado mantém o Timão com esperanças de classificação direta às oitavas de final do torneio. Depois de precisar muito das defesas de Carlos Miguel, o time brasileiro encontrou espaços na defesa adversária e foi mais eficaz para construir essa importante vitória fora de casa. 

Com essa vitória, o Corinthians chegou aos sete pontos em quatro rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana e pulou para a segunda colocação no Grupo F, a um ponto do líder Racing-PAR. 

O Corinthians volta a campo no próximo sábado (11), contra o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Brasileirão. Pela Copa Sul-Americana, o Timão joga novamente no dia 14, uma terça-feira, contra o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Cuiabá vence na estreia do novo treinador

O Cuiabá voltou a vencer após sete jogos, na estreia do técnico Petit, com um gol de Denilson e dois de Isidro Pitta. Pela quarta rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana, o Dourado fez 3 a 0 no Metropolitanos, em duelo disputado na Arena Pantanal. Com o resultado, a equipe auriverde chegou a oito pontos na tabela e decretou a eliminação do time venezuelano, que segue sem pontuar.

O Cuiabá volta a campo pela Sul-Americana no próximo dia 15, contra o Deportivo Garcilaso, na Arena Pantanal. Eliminado da competição, o Metropolitanos encara o Lanús na mesma data, na Argentina. Antes disso, o Dourado volta a campo contra o Vila Nova, neste sábado (11), em jogo válido pela semifinal da Copa Verde. Já o Metropolitanos volta sua atenção para a fase final do campeonato nacional.

A partida entre Real Tomayapo e Internacional, que deveria ter sido na quarta-feira (8), foi adiada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul e o Red Bull Bragantino recebeu o Racing-ARG na quinta-feira (9), em Bragança Paulista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version