Milton fortaleceu-se rapidamente na segunda-feira (7), tornando-se um furacão de categoria 5 a caminho da Flórida, ameaçando a área densamente povoada de Tampa com um potencial impacto direto e ameaçando o mesmo trecho da costa atingido pelo furacão Helene há menos de duas semanas. Milton intensificou-se sobre o Golfo do México atingindo ventos de 175 milhas por hora (282 quilômetros por hora), confirmou o National Huricane Center.
O centro da tempestade deve chegar na quarta-feira (9) na região de Tampa Bay, que não foi castigada por um grande furacão em mais de um século. Os meteorologistas esperam que o sistema se enfraqueça um pouco antes de bater na costa oeste da Flórida, embora possa conter a força do furacão enquanto atravessa a Flórida central em direção ao Oceano Atlântico.
Foram registradas fortes chuvas em praticamente todo o estado da Flórida nesta segunda-feira (7), e até quinta prometem ser bastante intensas, causando possíveis inundações de 5 a 10 pés (1.5 a 3 metros) em terra firme. Autoridades recomendam que os moradores da região deixem suas casas, e dirijam-se para locais seguros, como abrigos.