Local

Furacão Lee atinge categoria 5 no Atlântico; impacto na costa leste dos EUA ainda é incerto

Lee provavelmente atingirá seu pico de intensidade neste fim de semana e ainda se espera que seja um furacão perigoso sobre o sudoeste do Atlântico no início da próxima semana

Espera-se que o furacão Lee continue se fortalecendo no Atlântico nesta sexta-feira (8). Depois de se transformar rapidamente em uma poderosa tempestade de categoria 5, Lee agora está causando ventos máximos sustentados de 165 mph enquanto gira centenas de quilômetros a leste do Caribe, disse o Centro Nacional de Furacões em seu comunicado às 5 am. “Fortalecimento adicional está previsto hoje. É provável que haja flutuações de intensidade nos próximos dias, mas espera-se que Lee continue sendo um grande furacão até o início da próxima semana”, escreveram os meteorologistas na atualização.

Na manhã de sexta-feira, o Centro afirmou que as chances de Lee atingir a terra eram inferiores a 2% em New Jersey; abaixo de 10% para Long Island, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts; e abaixo de 20% para o norte de New England, acrescentando que os meteorologistas terão uma imagem muito mais clara da provável trajetória de Lee em meados da próxima semana. Não há previsão de impacto do furacão Lee na Flórida. O meteorologista-chefe da CBS Miami e especialista em furacões, Ivan Cabrera Lee, disse que o sistema de tempestades deverá virar para o norte e se afastar da costa sudeste dos EUA, mas os especialistas em clima continuarão monitorando seu progresso e acompanhando-o de perto.

Lee, que era uma tempestade de categoria 1 na quinta-feira (7), tem se intensificado com velocidade excepcional nas águas quentes do oceano, dobrando a velocidade do vento em apenas um dia. A tempestade atingiu 85 mph em um período de 24 horas, o que a empatou com o furacão Matthew na terceira intensificação mais rápida no Atlântico, de acordo com o meteorologista pesquisador da NOAA, John Kaplan. O monstruoso furacão atingiu o Haiti em 2016, matando centenas de pessoas no país caribenho e também causando estragos em partes do sudeste dos EUA.

A rápida intensificação acontece quando os ventos de uma tempestade se fortalecem rapidamente durante um curto período de tempo, definido como um aumento na velocidade do vento de pelo menos 35 mph em 24 horas.

Lee provavelmente atingirá seu pico de intensidade neste fim de semana e ainda se espera que seja um furacão perigoso sobre o sudoeste do Atlântico no início da próxima semana, embora seja muito cedo para saber se este sistema terá impacto direto no continente dos EUA.

Ondas perigosas e correntes de retorno se espalharão pelo norte do Caribe na sexta-feira (8) e começarão a afetar os EUA no domingo (10), disse o Centro.

Há uma confiança crescente de que o centro de Lee passará para o norte das Ilhas Leeward, das Ilhas Virgens e de Porto Rico neste fim de semana e no início da próxima semana. Condições de tempestade tropical, ondas com risco de vida e correntes de retorno podem ocorrer em algumas dessas ilhas durante o fim de semana.

As tendências dos modelos de computador para Lee mostraram que o furacão virará para o norte no início da próxima semana. Mas exatamente quando essa mudança ocorrerá e até que ponto o oeste Lee conseguirá rastrear até então, desempenhará um papel importante na proximidade dos EUA.

*com informações da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version