Local

Furacão Lee atinge categoria 4 e pode trazer ‘correntezas mortais’ para as praias do Sul da Flórida

O serviço meteorológico alertou que o sul da Flórida deve enfrentar “deterioração das condições de praia e navegação” até meados desta semana, com um risco provável de "correntezas mortais" começando na segunda-feira

Os ventos máximos sustentados do furacão Lee estão previstos para atingir 130 mph na tarde de segunda-feira (11), chegando a categoria 4. Às 5am, Lee estava a cerca de 650 milhas ao sul-sudeste das Bermudas, movendo-se para noroeste, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Ainda há previsão de que Lee vire para o norte nos próximos dias, ao largo da costa leste dos Estados Unidos, deixando a previsão do Centro de Furacões em vigor até sexta-feira. A essa altura, espera-se que a tempestade tenha enfraquecido, embora ainda com força de um furacão.

O centro de furacões alertou que “ondas perigosas e correntes de retorno” deverão se espalhar para o norte ao longo de grande parte da costa leste dos EUA nos próximos dias, de acordo com o último comunicado. O serviço meteorológico acrescentou que o sul da Flórida deve enfrentar “deterioração das condições de praia e navegação” até meados desta semana, com um risco provável de “correntezas mortais” começando já na segunda-feira. À medida que Lee aumenta gradualmente as ondas durante a semana, pode haver alguma pequena erosão na praia devido às ondas fortes batendo contra a costa na maré alta.

Lee se formou um furacão de categoria 1 com ventos máximos sustentados de 80 mph na manhã de quinta-feira, mas no final da noite a velocidade máxima do vento atingiu 160 mph, tornando-o uma tempestade colossal de categoria 5. No início da sexta-feira, os ventos máximos sustentados de Lee intensificaram-se para 165 mph antes de diminuir.

Lee é o quarto furacão no Atlântico da temporada de 2023, atrás de Don, Franklin e Idalia, e o terceiro grande furacão, ou seja, categoria 3 ou superior. Franklin e Idalia foram grandes furacões.

Enquanto isso, a tempestade tropical Margot deverá se tornar o quinto furacão da temporada do Atlântico, e duas ondas tropicais perto da África deverão se fundir no final desta semana, à medida que se movem em direção ao Atlântico tropical central.

A temporada de furacões vai oficialmente até 30 de novembro.

*com informações do Sun Sentinel

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version