Local Manchete

Furacão Helene deve atingir a Flórida esta semana

As regiões de Panhandle e Big Bend da Flórida precisam estar preparada para o impacto do furacão

Segundo as previsões, uma tempestade no Mar do Caribe pode se tornar um furacão no Golfo do México nos próximos dias e atingir a costa do Golfo já na quinta-feira (26) – possivelmente como um grande sistema de categoria 3.

“Todos os anos as regiões de Panhandle e Big Bend da Flórida precisam estar preparadas para os impactos dos furacões”, disse o especialista em furacões da AccuWeather, Alex DaSilva, na segunda-feira (23), acrescentando que a configuração tem o potencial de se tornar o furacão mais forte dos EUA até agora nesta temporada.

O meteorologista do WeatherTiger, Ryan Truchelut, colocou sucintamente em um post online na tarde de segunda-feira: “Helene virá até você mais rápido do que você pensa, então entre no modo furacão agora. Embora ainda haja incerteza na previsão de rota e intensidade, a Flórida não escapará dessa”.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou na segunda-feira estado de emergência para 41 condados ao longo e perto da costa do Golfo da Flórida por causa das ameaças da tempestade. A declaração afirma que há um risco significativo de tempestades e inundações, principalmente em áreas que ainda se recuperam dos níveis elevados de água deixados pelo furacão Debby.

A maioria dos modelos de previsão sugere um furacão na Flórida ou na costa norte do Golfo na quinta-feira, disse o meteorologista Weather.com Jonathan Erdman.

O sistema, elevado ao status de “potencial ciclone tropical nove” na manhã de segunda-feira, será nomeado Helene assim que se tornar uma tempestade tropical, o que deve acontecer na segunda ou terça-feira.

Avisos de tempestade tropical e alertas de furacão também foram emitidos na segunda-feira para partes do oeste de Cuba e da Península de Yucatán, no México. Ao contrário de muitos furacões que são rastreados por dias ou semanas no Oceano Atlântico, dando às pessoas amplo aviso de quando vão tocar a terra, prevê-se que este se desenvolva e se fortaleça rapidamente assim que entrar no Golfo do México.

“Agora é a hora de começar a se preparar para um furacão ao longo da Costa do Golfo. Não espere que esta tempestade seja oficialmente nomeada”, disse o meteorologista Jon Porter, da AccuWeather.

Ele disse que potencialmente esta tempestade pode se fortalecer ainda mais e se tornar um grande furacão, de categoria 3 na escala de ventos de furacões de Saffir-Simpson, com ventos máximos sustentados de 111-129 mph. “Essa pode ser a tempestade pela qual a temporada de furacões de 2024 se torne lembrada”, disse Porter.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version