Estados Unidos Manchete

Furacão Francine enfraquece em terra depois de causar apagões em Louisiana e Mississippi

Francine atingiu a costa da Luisiana quarta-feira à noite com ventos de 155 km/h

Francine perdeu força e se transformou em tempestade tropical, mas pode causar muitas chuvas na Flórida e em Alabama (Foto: NOAA)
Francine perdeu força e se transformou em tempestade tropical, mas pode causar muitas chuvas na Flórida e em Alabama (Foto: NOAA)

Francine enfraqueceu na quinta-feira (12) depois de atingir a Luisiana como um furacão de categoria 2, cortando energia para centenas de milhares de casas e empresas, enviando uma onda de tempestade para cidades costeiras e provocando temores de inundações em New Orleans e em outros lugares enquanto fortes cheias varriam a costa norte do Golfo.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, a tempestade tropical deveria remeter a uma depressão tropical no seu caminho para norte sobre o Mississippi. As águas chegaram a ficar entre 8 e 15 centímetros (3 a 6 polegadas) de água em áreas do Mississippi, Arkansas, Tennessee, Alabama, Geórgia e na franja nordeste da Flórida, com até 25 cm (10 polegadas) de água em partes do Alabama e Flórida, de acordo com meteorologistas, que alertaram para o possível risco de inundações em Jackson, Mississippi; Birmingham, Alabama; Memphis, Tennessee e Atlanta.

Francine açoitou a costa de Luisiana na quarta-feira (11) pela noite com ventos de 155 quilômetros por hora (100 milhas por hora) no distrito de Terrebonne, região costeira frágil que ainda não se recuperou totalmente de uma série de furacões devastadores em 2020 e 2021. Seguiu rapidamente em direção a New Orleans e lançou chuva torrencial sobre a cidade.

Inicialmente não foram relatadas mortes ou ferimentos. Noticiários televisivos das comunidades costeiras da Luisiana mostraram ondas de lagos, rios e águas do Golfo do México. A água inundou ruas e bairros. Carvalhos e ciprestes se curvaram sob a força do vento, e alguns postes de eletricidade balançaram.

“É um pouco pior do que esperava”, disse Alvin Cockerham, chefe dos bombeiros de Morgan City. “Enviei todos os meus caminhões de volta à estação; é muito perigoso estar lá fora com isso “.

Os apagões em Luisiana prejudicaram 390 mil pessoas na quinta-feira, segundo o site web poweroutage.us, com mais 46 mil em Mississippi.

Francine, a sexta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico, ganhou força graças à temperatura extremamente alta das águas no Golfo do México, fortalecendo-se para atingir a categoria duas horas antes do desembarque. Na quarta-feira (11) à noite enfraqueceu-se para uma tempestade tropical.

Além das chuvas torrenciais, havia o risco de tornados provocados pela tempestade na Flórida e no Alabama.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo