Três furacões estão neste momento no Oceano Atlântico e sendo monitorados de perto pelos meteorologistas do National Hurricane Center (NHC). O furacão Florence deve chegar aos EUA com ventos de até 150 mph e segue na direção dos estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Às 5 da manhã desta segunda-feira (10), Florence era um furacão de categoria 2 com ventos de 105 mph. O centro do furacão estava a mil milhas a sul de Bermudas. O fenômeno não vai atingir o Sul da Flórida.
Os moradores dos estados da Costa Leste, em especial das Carolinas, já estão estocando alimentos, água e combustível, a espera do furacão, que deve atingir o solo mais no final da semana. Escolas já cancelaram as aulas para os próximos dias e as autoridades estão distribuindo sacos de areia para moradores da costa.
Outros dois furacões
Dois outros furacões estão sendo monitorados pelo NHC: Helene e Isaac, que evoluíram de tempestade tropical para furacão no fim de semana.
Vale lembrar que, apesar de as previsões informarem que a temporada de furacões seria mais branda, setembro é considerado o auge da estação de fenômenos do tipo. “Isso não é raro de acontecer, termos três furacões ao mesmo tempo”, disse o meteorologista Dennis Feltgen. Ele lembrou que no ano passado, Irma, Jose e Katia estavam ativos ao mesmo tempo.
Em 2018, a previsão é de 13 tempestades com nomes se formem no Atlântico e a temporada termina no dia 30 de novembro.