Funcionários do Departamento de Homeland Security (DHS) recomendaram que todos os 176 detentos da Torrance County Detention Facility em Estancia, Novo México, sejam removidos do local. Os servidores foram até o local fazer a inspeção sem avisar a diretoria do presídio de imigração.
“Durante a inspeção, nós encontramos condições insalubres e por isso estamos advertindo o ICE (US Immigration and Customs Enforcement) para tomar previdências imediatas para resolver esses graves problemas. Os detentos estão vivendo em condições que podem acarretar problemas de saúde”, reportou o servidor do DHS.
De acordo com o relatório, além da falta de funcionários, o centro de detenção tem muito mofo, problemas nos encanamentos e dezenas de vasos sanitários não estariam funcionando. Em alguns banheiros não há água quente. “Presenciei situações em que os detentos têm que tomar água de uma torneira que é utilizada para limpeza”.
“A empresa CoreCivic (responsável pela administração do local) está falhando em providenciar um ambiente seguro para esses imigrantes e não está fornecendo itens básicos de higiene para essas pessoas”.
A prisão de Torrance é gerenciada por uma empresa privada, que alega dificuldades para encontrar funcionários. O local tem hoje 133 funcionários e precisa de, no mínimo, 245 empregados.
O ICE não se comprometeu a transferir os detentos e alegou que “os inspetores não esperaram tempo suficiente para água quente chegar às torneiras”.