O departamento de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston anunciou que prendeu em Tewksbury, Massachusetts, em 28 de novembro, um fugitivo condenado no Brasil por estupro de uma criança. Segundo as autoridades, o cidadão brasileiro de 62 anos era procurado pela Justiça de Florianópolis (SC) desde sua condenação por violação de vulnerável no início deste ano. A identidade do criminoso não foi revelada.
Após sua condenação por estupro, o homem fugiu do Brasil, entrando nos Estados Unidos por New York com visto de turista em abril de 2023. Em maio, as autoridades brasileiras emitiram um mandado de prisão quando ele não compareceu para cumprir a pena de 12 anos por sua condenação por estupro infantil. Depois de descobrir a presença do criminoso na área de responsabilidade do ERO Boston, oficiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos Estrangeiros o apreenderam e notificaram o brasileiro a comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).
“Não há crime mais repulsivo e perturbador do que a agressão sexual de uma criança. Estamos orgulhosos de ter detido este estuprador condenado e tentaremos removê-lo dos Estados Unidos para que ele não possa atacar os membros de nossa comunidade”, disse o Diretor do Escritório de Campo do ERO em Boston, Todd Lyons. “Os fugitivos estrangeiros condenados não são bem-vindos aqui. A ERO Boston não cederá em nossos esforços para localizá-los, apreendê-los e deportá-los de nosso país”, completou. O cidadão brasileiro permanecerá sob custódia do ERO enquanto aguarda o processo de deportação.