O departamento de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston deportou um cidadão brasileiro procurado pelas autoridades policiais no Brasil por não cumprir uma pena de prisão de três anos e nove meses que se seguiu à sua condenação por roubo comercial/receptação de propriedade roubada. Oficiais de deportação do ERO Boston removeram Thiago Marcos Silva Souza, 34, dos Estados Unidos para o Brasil em 22 de março.
Segundo as autoridades, Thiago entrou ilegalmente nos Estados Unidos perto de San Luis, Arizona, em junho de 2021. Ele foi preso pela Patrulha de Fronteira e libertado sob fiança. Ele recebeu um aviso para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça em data posterior, mas não compareceu. Depois que o ERO Boston confirmou sua presença em sua área de responsabilidade, os oficiais de deportação prenderam o brasileiro sem incidentes em Saugus, em 9 de fevereiro. Ele foi mantido sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) até sua deportacão dos Estados Unidos em 22 de março.
“Aqueles que tentam fugir da justiça em seus próprios países não são bem-vindos em nossas comunidades”, disse o Diretor do Escritório de Campo do ERO em Boston, Todd M. Lyons. “O ERO Boston não permitirá que nossos bairros de New England se tornem refúgios para aqueles que procuram se esconder da justiça em nossa região. Continuamos comprometidos em priorizar a segurança pública, perseguindo, apreendendo e deportando ativamente qualquer infrator presente ilegalmente que tente subverter nossas leis de imigração.”