Imigração

Fugitivo condenado por estupro no Brasil é capturado pela ERO Boston em Malden (MA)

Sem revelar a identidade do brasileiro, as autoridades informaram que o homem ingressou clandestinamente nos Estados Unidos em Hidalgo, Texas, em maio de 2018

Em uma operação conduzida pela Equipe de Execução e Remoção (ERO) de Boston, um brasileiro de 43 anos, condenado por estupro no Brasil, foi preso em Malden (MA), em 5 de dezembro. O fugitivo, que entrou ilegalmente nos Estados Unidos em maio de 2018, estava sendo procurado pelas autoridades brasileiras desde março de 2019.

Sem revelar a identidade do brasileiro, as autoridades informaram que o homem ingressou clandestinamente nos Estados Unidos em Hidalgo, Texas, em maio de 2018, sendo detido pela Patrulha de Fronteira. Após receber uma notificação para comparecer a uma audiência de imigração, ele foi colocado em processo de remoção. No entanto, obteve liberdade sob fiança concedida por um juiz de imigração em junho de 2018. Desde março de 2019, um tribunal criminal em Resplendor, Minas Gerais, buscava a custódia do brasileiro para cumprir pena de oito anos de prisão, relacionada a uma condenação por estupro qualificado no Brasil.

Após o ERO Boston confirmar a presença do fugitivo em sua área de responsabilidade, os policiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos o detiveram sem incidentes. O homem permanecerá sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), aguardando uma próxima audiência perante um juiz de imigração no Escritório Executivo para Revisão de Imigração (EOIR) do Departamento de Justiça (DOJ), uma entidade independente do Departamento de Segurança Interna e do ICE. A ERO Boston buscará sua deportação dos Estados Unidos.

No ano fiscal de 2022, o ERO registrou a prisão de 46.396 não-cidadãos com antecedentes criminais. Esse grupo enfrentou 198.498 acusações e condenações, incluindo 21.531 crimes de agressão, 8.164 crimes sexuais e de agressão sexual, 5.554 crimes com armas, 1.501 crimes relacionados a homicídios e 1.114 crimes de sequestro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo