Treze cubanos são apanhados no mar quando fugiam para os EUA em barco roubado
DA REDAÇÃO COM OLHAR NEWS – Treze cubanos que deixaram a ilha a bordo de um barco de pesca roubado foram interceptados pela Guarda Costeira dos EUA e entregues às autoridades das Bahamas para provável deportação para Cuba, de acordo com funcionários da Guarda Costeira.
O barco deixou Puerto Padre, na costa nordeste de Cuba, na madrugada de sexta-feira (13), depois que dois membros da tripulação regular do barco dominaram e amarraram dois guardas da cooperativa de pesca local. Os treze vão enfrentar acusações de roubo do barco, bem como de ataque aos guardas da coperativa e poderão pegar de três a oito anos de cadeia.
A Guarda Costeira dos EUA – que mantém um acordo com as autoridades de Bahamas que providenciam o retorno dos fugitivos para Cuba – interceptou 1357 cubanos migrantes no mar no período de um ano encerrado em 30 de setembro, um ligeiro aumento em relação ao ano anterior quando 1275 cubanos foram apanhados. A grande maioria é devolvida a Cuba.
Entretanto, outros 359 cubanos conseguiram chegar ao território americano e foram autorizados a ficar graças à lei de “pés molhados, pés secos”, que protege todos os cubanos que colocam um pé no solo dos EUA.