As autoridades de saúde da Flórida divulgaram na terça-feira (11) que foram registrados 996 casos de zika até agora no estado. Destes, 146 são de transmissão local, 721 estão relacionados com viagens e 103 correspondem a grávidas. As informações são da Agência EFE.
O número de casos com transmissão direta aumentou e novos cinco casos foram contabilizados, dos quais dois ocorreram em Miami Beach e outros três não tiveram o local do contágio determinado, segundo o Departamento de Saúde da Flórida.
O surto de zika autóctone (com transmissão direta) nos Estados Unidos foi descoberto em julho. O Departamento considera que atualmente o único foco de transmissão ativa por picadas de mosquito está em Miami Beach.
Para combater o surto de zika autóctone, as autoridades fumegaram inseticidas via terra e ar sobre os possíveis ninhos de mosquitos e mantêm um controle feito de casa em casa nas zonas afetadas para detectar possíveis casos.
Em 1 de outubro, as autoridades do condado Miami-Dade disseram que os resultados preliminares de exames de detecção de zika feitas a outro grupo de mosquitos em Miami Beach deram positivo.
Este seria o sexto grupo de mosquitos que testou positivo para zika, desta vez na zona norte da cidade. Os outros cinco grupos que deram positivo aos exames estavam em South Beach.