A Federal Emergency Management Agency (FEMA), anunciou a transferência de $245 milhões em recursos federais para a Flórida cobrir os custos associados ao transporte, armazenamento e manuseio das vacinas contra a covid-19.
Um levantamento do jornal New York Times (NYT) revelou que o estado ocupa o 42º lugar no ranking dos 50 que mais imunizaram sua população.
“Este financiamento ajudará a Flórida a distribuir e administrar as vacinas para mais moradores”, disse Gracia Szczech, administradora da Região IV do FEMA. “Temos trabalhado em estreita colaboração com nossos parceiros estaduais desde o início da pandemia e esses dólares ajudarão em seus esforços contínuos”, completou.
Os repasses de dinheiro para os governos estaduais são parte de um esforço da administração Biden em aumentar o número de pessoas vacinadas em todo o país.
Maryland, New Jersey, New York e Pennsylvania também foram beneficiados com os recursos.
Recentemente, o governador Ron DeSantis, expandiu a oferta de vacinas nos supermercados Publix para idosos acima de 65 anos.
Ele rejeitou o plano de Biden em criar postos de vacinação controlados pela FEMA e pela National Guard em todo o país.
“Eu vi algumas dessas coisas que Biden está divulgando, que ele vai criar esses campos da FEMA”, disse DeSantis em 19 de janeiro. “Posso te dizer, isso não é necessário na Flórida”, disse o Republicano.
De acordo com o governador, a Flórida administrou cerca de 375 mil doses por semana desde o lançamento de sua estratégia de vacinação no final de dezembro.
Idosos acima de 65 anos de idade, profissionais de saúde, funcionários de instituições de longa permanência e pessoas que têm condição de saúde vulnerável podem se inscrever para receber a vacina clicando aqui.