A temporada de furacões no Atlântico, que começa oficialmente em 1º de junho, pode ser uma das mais movimentadas já registradas, de acordo com a previsão divulgada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), nesta quinta-feira (23). A NOAA anunciou que a Flórida pode enfrentar uma temporada mais ativa que o normal — em grande parte devido às altas temperaturas extremas no Oceano Atlântico.
O serviço de meteorologia prevê a formação de 17 a 25 tempestades nomeadas este ano, com oito a 13 se transformando em furacões e quatro a sete atingindo o status de furacão maior, Categoria 3 ou superior. Esses números estão acima da média, que soma até 14 tempestades nomeadas. Essa é a maior previsão já feita pela agência federal. Em 2020, a NOAA havia previsto o maior número de tempestades de todos os tempos, e aquela temporada terminou com 30 tempestades nomeadas, 14 das quais se tornaram furacões.
Essa temporada tem potencial para superar esses números. “Essa é a maior previsão que já tivemos”, disse Ken Graham, diretor do Serviço Nacional de Meteorologia. “É motivo de preocupação, claro, mas não de alarme”. Essa também é a segunda maior previsão já feita pela agência para energia ciclônica acumulada (ACE), uma métrica que considera o poder e a longevidade das tempestades ao longo da temporada. O único ano que supera este foi 2010. Este ano, a NOAA prevê que a ACE pode ser de 150% a 245% do normal. “Em anos anteriores, quando vimos números altos de ACE, esses foram os anos com os furacões mais fortes”, disse Rick Spinrad, administrador da NOAA.
Vários fatores contribuem para uma previsão tão alarmante. O principal, segundo especialistas, é o quão quente o oceano deve estar neste verão. O pico da temporada de furacões na Flórida é de agosto a outubro. O conteúdo de calor do oceano na principal região de desenvolvimento do Atlântico, onde a maioria das tempestades se formam, está em níveis em maio que normalmente são vistos no final de agosto, de acordo com uma análise da Universidade de Miami.
Os primeiros nomes para as tempestades este ano são: Alberto, Beryl, Chris, Debby, Ernesto, Francine e Gordon.