O Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida (FDACS, na sigla em inglês), autorizou a venda antecipada de gasolina contendo 15% de etanol anidro desnaturado (E15). Geralmente, este tipo de combustível só é vendido no inverno. A medida anunciada pela comissária Nikki Fried busca reduzir o preço do galão de gasolina no estado, que registrou uma média de $4,32 nesta quarta-feira (11). Estima-se que o impacto nas bombas será de 0,10 centavos a menos por galão.
Em 2011, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA proibiu os postos de venderem a mistura entre 1º de junho e 15 de setembro para evitar o aumento da poluição com as altas temperaturas. De acordo com Fried, a decisão teve que ser tomada em caráter “temporário e emergencial”. “Precisamos fornecer aos floridianos um alívio adicional dos altos preços do gás”, declarou a comissária.
Ela também destacou que a expectativa é de que a demanda por combustível no verão deste ano supere a registrada em 2021; outro aspecto que deve empurrar os preços para cima ainda mais.
Em março passado, a gasolina teve um reajuste de 8,5% em todo o país, o maior desde 1981. De lá pra cá, o aumento tem se mantido na faixa dos 0,3% ao mês, segundo dados da American Automobile Association (AAA). A venda de gasolina misturada com etanol anidro desnaturado E15 já está autorizada e tem vigência de 90 dias.