Um alerta de febre de dengue foi emitido pelas autoridades de Florida Keys após dois casos confirmados da doença transmitida por mosquitos. O aviso local ocorre uma semana depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram um aviso nacional sobre o aumento do risco de infecções pelo vírus da dengue nos Estados Unidos.
Embora a maioria dos casos de dengue relatados nos Estados Unidos este ano esteja relacionada a viagens, os dois casos que desencadearam o alerta em Florida Keys foram contraídos localmente, segundo autoridades do Departamento de Saúde da Flórida no condado de Monroe. Um total de 2.241 casos de dengue foram relatados até agora este ano nos EUA, incluindo 1.498 casos no território americano de Porto Rico, onde foi declarada uma emergência de saúde pública em março, após números recordes da doença. Os CDC relataram 3.036 casos de dengue no ano passado nos EUA e seus territórios.
A incidência de febre de dengue internacionalmente atingiu o recorde mais alto, especialmente em países da América Latina, onde mais de 9,7 milhões de casos de dengue foram relatados até agora em 2024. Isso é o dobro do registrado em todo o ano de 2023 (4,6 milhões de casos), de acordo com os CDC. As infecções por dengue estão aumentando à medida que muitas nações relatam temperaturas cada vez mais altas, criando condições ideais para que os mosquitos que transmitem a dengue possam eclodir em massa e carregar quantidades mais altas do vírus.
Aproximadamente 1 em cada 4 pessoas infectadas com o vírus da dengue ficará doente, de acordo com os CDC. Entre aqueles que ficam doentes, os sintomas podem ser leves ou graves, incluindo febre, dor nas articulações, músculos, ossos ou nos olhos, dor de cabeça, náusea, vômito ou erupção cutânea. A maioria dos pacientes com dengue se recupera em uma semana, mas cerca de 1 em cada 20 casos desenvolverá dengue grave, que pode ser potencialmente fatal e exigir hospitalização, já que pode resultar em choque, sangramento interno e até morte.
Aqueles que tiveram dengue no passado têm maior probabilidade de desenvolver sintomas graves. Uma pessoa pode adoecer com febre de dengue até quatro vezes em sua vida — uma vez para cada tipo de vírus que pode causar a doença, de acordo com os CDC.
Alguns métodos de prevenção incluem permanecer em locais com ar condicionado sempre que possível, instalar telas nas janelas para manter os mosquitos fora de casa. Quando ao ar livre, é recomendado usar repelente de insetos, roupas de manga comprida e calças para evitar picadas de mosquito, além de limpar áreas com água parada, como baldes e calhas de telhado, onde os mosquitos podem se reproduzir.