Imigração Manchete Notícias

Florida Immigrant Coalition quer ampliar participação de brasileiros nas urnas em novembro

Entidade que reúne 83 grupos de imigrantes na Flórida lançou a Campanha ‘Seu Voto Sua Voz’ em parceria com a organização Brazilians for Democracy

A Florida Immigrant Coallition (FLIC) – uma entidade que trabalha para expandir os direitos dos imigrantes na Flórida desde 1998 – estabeleceu sua primeira parceria com um grupo que representa brasileiros no estado. Trata-se da BRADEM, ( Brazilians for Democracy), uma organização apartidária e sem fins lucrativos. O objetivo é unir forças para aumentar a participação da comunidade nas Eleições Gerais de 5 de novembro deste ano. No sábado (24), as duas instituições lançaram a campanha “Seu Voto, Sua Voz”, que foca em estratégias para auxiliar no exercício da cidadania através do voto. O direito de votar nos Estados Unidos é garantido aos que possuem cidadania americana e estão registrados.

Os imigrantes indocumentados, que ainda não podem votar no país, são encorajados a participarem de forma virtual, conversando com conterrâneos sobre a importância de se envolverem no processo de escolha dos candidatos. A meta inicial é registrar ao menos 270 brasileiros.

A diretora-executiva da FLIC, Renata Bozetto, explica que o engajamento cívico dessa comunidade é necessário para uma inclusão efetiva que beneficia a todos os imigrantes. ”Estamos vivendo um momento no qual lideranças caóticas (…) tem apresentado ameaças para a Democracia tanto no Brasil como aqui nos Estados Unidos”, diz Renata, completando: “Somos moradores, contribuintes, eleitores; comprometidos a fazer parte da construção de um governo justo”.

A FLIC é uma coalizão de 83 grupos que representam imigrantes de diversos países na Flórida, com escritório em seis condados.

O presidente do BRADEM, Pedro Lázaro, celebra a conexão recém-estabelecida com essa rede de apoio, e prevê benefícios concretos para a comunidade. ‘Somos numerosos e desempenhamos um papel importante na economia do estado. Integrar um grupo como a FLIC pode nos ajudar a conquistar espaços de decisão em áreas como saúde, habitação e, claro, imigração’, diz Lázaro. 

Ele também esclarece que a campanha “Seu Voto Sua Voz” não apoio nenhum candidato nem partido político, mas “ foca em dar protagonismo à comunidade na escolha dos atores e formulação de políticas públicas”.

Para aderir à campanha basta clicar aqui e informar alguns dados. O processo leva menos de um minuto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version