Estudo conduzido pela Experian avaliou incidência de crimes virtuais ao consumidor e os ZIP codes em que eles mais ocorreram; sul da FL tem 19 ZIP codes listados
Pesquisa aponta ainda que dos ZIP codes mais propensos a sofrer com uma fraude virtual, 19 estão no sul da Flórida
DA REDAÇÃO – Habitantes da Flórida estão mais propensos a serem vítimas de fraudes virtuais do que moradores de outros Estados americanos. Os dados são de uma pesquisa conduzida pela empresa de verificação de crédito Experian, e foram destaque no jornal “Sun Sentinel”.
A Experian, para chegar a essa conclusão, analizou milhões de transações de compras virtuais para calcular o percentual de fraudes e compará-lo aos ZIP codes.
A Flórida encabeça a lista de Estados com mais ocorrência de fraudes virtuais, seguida por Delaware; Washington, D.C.; Oregon; e Califórnia.
A pesquisa aponta ainda que dos ZIP codes mais propensos a sofrer com uma fraude virtual, 19 estão no sul da Flórida – 18 deles são de Miami, e um, de Fort Lauderdale (o 33351).
A Experian também informou que dos 50 Estados americanos, apenas 7 estão em situação de risco, o que sugere que os criminosos virtuais estão priorizando o Estados em que a prática já está disseminada.
Como evitar ser vítima
Entre as dicas para quem quer reforçar a segurança durante as compras online, estão: procurar saber a reputação da loja online antes de efetuar a compra; desconfiar de preços muito abaixo do encontrado em outros sites; se certificar de que o endereço do site foi digitado de forma correta; e usar, se possível, nas compras um cartão de crédito com limite baixo (assim, caso o mesmo seja clonado é minimizado a verba que os criminosos terão para gastar com ele).
Outra boa dica é evitar fazer qualquer tipo de compra que envolva a digitação de dados pessoais quando o consumidor estiver usando uma rede Wi-Fi pública (como a de uma cafeteria ou de uma biblioteca, por exemplo).