DA REDAÇÃO – O Departamento de Tesouro dos EUA aprovou em 9 de fevereiro o plano da Flórida para distribuir $676 milhões em fundos federais de assistência para proprietários incluídos no Plano de Resgate Americano de $1.9 bilhão promulgado em março de 2021. A Flórida apresentou seu plano para aprovação em 20 de agosto do ano passado.
O programa está sendo administrado pelo Departamento de Oportunidades Econômicas (DEO), o mesmo órgão que administra o problemático sistema de desemprego do estado, o qual ainda não anunciou quando começará a aceitar as solicitações.
“Agora que o plano foi aprovado, o DEO lançará o programa”, afirmou Morgan Jones, secretário de Imprensa do departamento. “O DEO proporcionará informações adicionais assim que o programa estiver operando e disponível para os proprietários que se encontram nesta situação”. Entretanto, ainda não há data definida para o lançamento do programa.
Vários interessados estão ansiosos para saber como proceder para entrar neste programa de ajuda governamental. Em novembro, foi lançado um programa piloto que destinou 10% dos fundos designados. Segundo Jones, “o programa piloto do DEO trabalha com fornecedores de serviços dos segmentos bancários, de seguros de propriedade e serviços públicos para identificar os clientes elegíveis”. Até agora, o programa piloto distribuiu mais de $1 milhão a 135 proprietários.
Dados para elegibilidade
Para ser elegível aos recursos dos fundos, os proprietários devem:
• Possuir uma propriedade de uma a quatro unidades que seja sua residência principal
• Ter experimentado dificuldades financeiras depois de 20 de janeiro de 2020 (inclusive as dificuldades financeiras que começaram antes desta data, mas continuaram depois desta data)
• Ter rendimentos inferiores ou iguais a 150% do rendimento da área ou a 100% do rendimento dos EUA, o que for maior.
• Será priorizado o financiamento para garantir que a assistência seja oferecida primeiro aos proprietários de moradias mais vulneráveis (com o objetivo de rendimentos de 100% ou menos do que o rendimento médio da área)
Quais gastos podem ser cobertos
• Assistência no pagamento da hipoteca
• Assistência financeira para restabelecer uma hipoteca ou pagar outros custos relacionados com a moradia
• Assistência para serviços públicos da moradia, serviço de Internet, seguro de propriedade, etc
• Impostos atrasados
• Serviço de assessoramento e administração de casos através de um órgão de assessoramento certificado pelo HUD (Departamento de Moradias e Desenvolvimento)